domingo, 1 de fevereiro de 2015

Como comprar um Honda "new" Civic da 8ª geração (de 2006 a 2011)

Amigos,

Contei na postagem anterior (leia AQUI) sobre minha "aventura" para comprar um Honda Civic da 8ª geração, que ficou conhecida como new Civic. Foi mais de um ano procurando um bom Civic, o que me fez aprender muito sobre o carro.

Decidi compartilhar tudo o que aprendi sobre o modelo com vocês leitores e, quem sabe, ajudar um futuro candidato ao modelo que, na minha opinião, é um dos melhores carros entusiastas que se pode comprar pelo preço de um popular completo zero quilômetro.

Por que "entusiasta"? Vejam: é um sedan médio com porta malas pequeno, suspensão dura e direção mais pesada e direta que seus concorrentes, mas é magnificamente bom de dirigir. Gosta de dirigir? Compre um sem medo! Quer apenas um meio de transporte eficiente e não liga muito para carros? Compre um Corolla!

Acelerador pivotando no assoalho: um carro para entusiastas - Foto do Autor
Todos os new Civic contam com a motorização 1.8 16v de 140 cavalos, conjugada a um câmbio manual ou automático epicíclico, ambos com 5 marchas à frente. O automático parece ler pensamentos e faz trocas bem rápidas. O excelente motor, com bloco e cabeçote em alumínio e comando de válvulas variável, era a melhor tecnologia que se poderia encontrar em um sedan médio nos anos 2000.

MODELOS de 2006 a 2008
No ano modelo 2006 os Civic eram apenas à gasolina. A partir de 2007 passaram a ser flex. Até 2009 existiram duas cores muito bonitas: verde e azul, ambas escuras e metálicas. A partir de 2010 a Honda se rendeu ao nosso mercado de cores sem graça. Ainda em 2009, ganhou mais alguns equipamentos de série e um facelift modificou para choque e grade dianteira.

Honda Civic EXS 2006 a 2008: faróis de neblina mais ao centro...

... enquanto nos EXS 2009 a 2011 estão nas extremidades - Fotos Best Cars Web Site
VERSÕES

LXS (manual ou automático): Com ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve e CD/MP3 player. Seu único opcional era a forração em couro. Para saber se o couro veio de fábrica, basta ver a etiqueta na coluna da porta do motorista, que deverá vir com a inscrição TYPE B GRAY. Muitos donos instalaram couro depois, geralmente com o logotipo Honda no encosto, que não existe no couro de fábrica.

Honda Civic LXS 2006 a 2008: rodas com pintura fosca - Foto: quatrorodas.abril.com.br
EXS (somente automático): Trazia como itens de série computador de bordo, a forração em couro, o piloto automático, o CD/MP3 player com disqueteira para 6 discos com comandos no volante e entrada USB, a abertura elétrica do porta malas (nesta versão, com tampa forrada) na chave, luzes de cortesia extras, repetidores do pisca nos retrovisores, rodas de liga leve diamantadas com desenho diferenciado, maçanetas e ponteira do escapamento cromadas e o equipamento mais interessante: seu câmbio automático permitia trocas manuais em borboletas no volante.

Até 2008, somente a versão EXS tinha tampa do porta malas forrada - Foto do Autor
 MODELOS DE 2009 A 2011
Em 2009 todas as versões ganharam direção elétrica, piloto automático e entrada USB no som, além de um facelift que mudou para choque e grade dianteira. A versão EXS ganhou controle de estabilidade assistida e surgiram as versões LXL e LXL SE.

VERSÕES

LXS (manual ou automático): ganhou nova frente, piloto automático e som com entrada USB de série em relação aos modelos 2006 a 2008.

LXL (manual ou automático): além dos itens da versão LXS, contava com novas rodas de liga leve, comandos de som no volante, abertura elétrica do porta malas (nesta versão, também com tampa forrada) na chave, repetidores do pisca nos retrovisores e quando equipado, seu câmbio automático também permitia trocas manuais em borboletas no volante. Como opcional, forração em couro.

LXL SE (manual ou automático): versão vendida apenas no ano modelo 2011, somava ao LXL ar digital e faróis de neblina, espécie de "versão de despedida" da 8ª geração do Civic. Como opcional, forração em couro.


Rodas da versão LXL + faróis de neblina de série...

...ou ar condicionado digital + câmbio manual? Só pode ser um LXL SE - Fotos: anúncio bomnegocio.com


EXS (somente automático): ganhou nova frente e controle de estabilidade assistida em relação aos modelos 2006 a 2008.

Painel de um EXS 2010 com luz indicadora do farol de neblina original (acima à esquerda), computador de bordo indicando temperatura externa Junto ao hodômetro e câmbio na posição manual em segunda marcha (embaixo à direita - Foto do Autor
CIVIC SI: não, não me esqueci do malvado Civic Si. A versão ganhará postagem à parte!

PRINCIPAIS DETALHES A SEREM VERIFICADOS
Todo modelo de carro tem suas particularidades e seus pontos fracos. Conhecendo-os, a compra de um modelo usado se torna mais segura e racional. Para todos os casos, comprovantes de manutenção preventiva em dia praticamente garantem a não ocorrência dos problemas. No caso dos Honda, é interessante procurar um modelo com as revisões carimbadas pela rede autorizada, pois ao contrário de algumas outras marcas nacionais, a Honda tem excelentes oficinas em suas concessionárias, a preços justos, o que estimulou muitos donos a cuidarem da manutenção na rede autorizada mesmo fora do período de garantia.

Assim, nesta postagem, vou me dedicar apenas a falar das particularidades do modelo, recomendando atenção aos itens comuns à compra de qualquer carro usado: documentação, funcionamento do motor e do câmbio, suavidade ao rodar, freios, pintura, entre outros. Lembre-se: o test drive é fundamental e, sempre que houver possibilidade, leve o candidato a sua garagem ao seu mecânico de confiança.

COXIM DE SUPORTE DO MOTOR: é um dos (poucos) pontos fracos do modelo. Geralmente tem problemas em carros mais rodados, acima dos 100 mil quilômetros. Trata-se de um suporte que sustenta o lado esquerdo do conjunto motor/câmbio e conta com uma bucha de borracha com interior em gel. É fácil visualizar a peça e eventuais rachaduras na bucha, que causam VIBRAÇÃO EXCESSIVA. Sua substituição costuma ser onerosa.

Vista superior do coxim, ao lado do reservatório do lavador do para brisa - Foto do Autor
Outras causas para o sintoma VIBRAÇÃO EXCESSIVA podem ser o corpo de borboleta sujo, problema comum no modelo e proveniente dos vapores do óleo que são direcionados para a peça, detalhe comum á maioria dos carros modernos, porém mais sensível nos Civic. Aqui, a correta manutenção preventiva evitará o incômodo.

REGULAGEM DE VÁLVULAS: os motores dos Civic exigem a regulagem de válvulas de 40 em 40 mil quilômetros, por não contar com coxins hidráulicas. Serviço relativamente simples, muito semelhante ao feito nos motores VW boxer (de fuscas e cia). Válvulas desreguladas costumam ser a principal causa de CONSUMO ELEVADO no modelo. mais uma vez, com a manutenção preventiva em dia, será raro o problema se manifestar.

ALINHAMENTO TRASEIRO: existem alguns relatos na internet sobre PROBLEMAS DE ESTABILIDADE nos Civic. Também é notável com alguns Civic GASTAM PNEUS POR DENTRO OU POR FORA NO EIXO TRASEIRO. Na maioria dos casos, trata-se de ajustes na geometria da suspensão traseira. A conferência é necessária junto com o alinhamento dianteiro e oficinas especializadas conhecem bem o modelo.

RUÍDOS (GRILOS) NO PAINEL: o bonito painel dianteiro sofre, vítima de seu próprio tamanho, com o aparecimento de alguns grilos durante a rodagem em pisos irregulares. Aqui, uma dica: a colocação de blocos de espuma rígida em lugares estratégicos, geralmente atrás do porta luvas ou mesmo sob a tampa próxima a pequena janela lateral na frente da porta dianteira direita resolvem. Mesmo que o seu "candidato" tenha alguns grilos, geralmente o problema é de fácil solução.

ALINHAMENTO DOS PARA CHOQUES: os Civic tem seus para choques fixados ao monobloco por travas plásticas. Para choques desalinhados em relação à carroceria podem significar que o carro sofreu muitas "encostadas" ou mesmo batidas, que deformaram essas travas. Assim, para choque desalinhado com pintura brilhando pode significar lanternagem. Uma dica: os para choques são projetados para voltarem à forma original após pequenas deformações. Para repintá-los, é necessário usar uma massa especial que garante a integridade da tinta enquanto o plástico "trabalha". Como 99% das oficinas de lanternagem não usam a tal massa, é comum a tinta rachar, formando uma textura parecida uma teia de aranha, claro sinal de lanternagem mal feita.

Confira o perfeito alinhamento entre carroceria e para choque - Foto do Autor
ACESSÓRIOS MAL INSTALADOS: mesmo a versão EXS, topo de linha, fica devendo em equipamentos quando comparada aos concorrentes da época. Assim, muitos donos trataram de equipar seus Civic, muitas vezes com instalações mal feitas e produtos de qualidade inferior. os Civic da 8ª geração nunca tiveram MÓDULO DE SUBIDA DOS VIDROS NA CHAVE, por exemplo, sendo este o principal acessório a ser instalado. SENSORES DE ESTACIONAMENTO e FARÓIS DE NEBLINA (só os EXS e os LXL SE saíram com faróis de neblina de fábrica) formam o trio de acessórios mais encontrados nos Civic. Uma dica é evitar carros com esses acessórios que, se mal instalados, poderão dar muita dor de cabeça. Prefira um Civic "pelado" e instale você mesmo os acessórios que desejar. Existem no mercado produtos que mantém os chicotes e tomadas originais, evitando cortes e sangrias no sistema elétrico.

Evite também modelos com ENGATE PARA REBOQUE. O Civic não foi projetado para rebocar nada e, das duas uma: ou o engate para reboque de fato foi utilizado e comprometeu a durabilidade do monobloco, motor e câmbio, ou ficou como "enfeite" e, no mínimo, o assoalho do porta malas foi furado para sua instalação, abrindo caminho para oxidação.

Os Civic também nunca contaram com BLUETOOTH, sendo comum encontrá-los com KIT MULTIMÍDIA. Nesta caso, confira sempre a instalação, pois os kits multimídia dedicados ao modelo costumam ter tomadas originais, evitando o corte de chicotes e, inclusive, permitindo a utilização dos comando do volante.

Boa sorte na procura de seu novo carro!

Não deixem de mandar suas dúvidas e sugestões de postagens aqui nos comentários ou para gostardecarros@gmail.com.
Um forte abraço e até a próxima postagem!
Bruno Hoelz

21 comentários:

  1. Caro Bruno,
    Nos conte o passo a passo da revisão necessária para colocar o carro "em dia". Se tiver fotos, melhor ainda.
    abs,

    Antonio

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    1. Antonio,

      No caso específico deste Civic, a conferência foi bem mais tranquila, pois havia revisões carimbadas e notas fiscais das manutenções.

      Mesmo assim, sempre que compro um carro usado vou direto a um autocentro de confiança, que tenho aqui em Nova Friburgo, a Dpaschoal.

      Por que um autocentro e não meu mecânico de confiança? Porque nem sempre o mecânico me atende na hora e no autocentro eu verifico tudo relacionado a segurança na hora: verifico pneus (refaço balaceamento, mesmo que exista registro); suspensão (refaço alinhamento mesmo que exista registro) e freios.

      No caso deste Civic, apenas alinhamento e balanceamento, estava tudo ok.

      Como as revisões estavam carimbadas e o carro não apresentava nada anormal, esperei alguns meses e venceu o prazo para a quarta revisão, quando o levei na autorizada Honda de Niterói e efetuei o serviço. Para minha sorte, nada além da revisão básica, nem pastilhas de freio, originais ainda aos 40 mil quilômetros.

      Neste meio tempo, acabei comprando um Fiat Uno Mille 2009, que me exigiu bem mais trabalho e será um ótimo exemplo do que revisar quando comprar um carro usado. O assunto será tema de uma postagem que estou preparando com muito carinho.

      Um forte abraço!

      Bruno Hoelz

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  2. Não obrigatoriamente é necessária furação adicional para reboque. No meu caso, eu instalei para usar um suporte (THULE) para bikes, sem furação.

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    1. O reboque também funciona como suporte para bicicletas? bacana, não conheço este equipamento.

      Quanto ao reboque em si, minha maior preocupação, na verdade, é que não existe ponto de fixação adequado e, se puxar peso, pode acabar danificando ou entortando algo.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. na verdade existe um suporte para Bikes que usa o Engate como seu suporte.

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  3. Amigo, bom dia. Quanto a troca de óleo do cambio automático, pode nos dizer alguma coisa? É normal o carro da frente ma trepidada quando está com uns 30 km/h antes de fazer esta troca? O carro está com 65000km...

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    1. Olá Renan,

      No caso dos Honda Civic 2006 a 2011, a troca de óleo do câmbio é preconizada a cada 80 mil quilômetros ou 40 mil quilômetros em caso de "uso severo".

      No meu caso, eu faço a cada 40 mil, mesmo sendo um carro "de estrada", pois acho o custo baixo para uma importante manutenção preventiva.

      Essa trepidação na frente do carro que você descreve não é normal e pode der proveniente de vários componentes.

      Verifique a suspensão dianteira, buchas, amortecedores, molas, etc. A caixa de direção dos modelos 2006 a 2009 costuma dar problema depois de certa quilometragem, bem como o coxim principal do motor.

      Óleo vencido na caixa de marchas não causa, necessariamente, trepidação, mas se seu carro roda muito em trechos urbanos não custa adiantar a troca. Utilize apenas o óleo recomendado no manual!

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Eu tive esse problema de trepidação e era o óleo do Cambio que estava espesso demais e a caixa trepidava pela pressão diferente do óleo. Troquei o óleo da caixa e ficou tudo bem ! fiz 3 parciais de oleo, gastando 10 litros.

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  4. Bruno, boa tarde!
    Você disse: MODELOS DE 2009 A 2011 vieram com USB, porém, tneho um CIVIC LXS 2009 e não tem USB. Ou estaria escondido o fio em algum lugar? O fio não está dentro do porta-treco no apoio de braço. =/

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    1. Olá RGB,

      A tomada USB fica localizada dentro do porta trecos do descansa braço. É um fio preto com uma tomada cinza na ponta e um suporte para deixá-lo preso na lateral do porta treco.

      Será que a tomada USB só apareceu em 2010?

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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    2. Se vc for o segundo dono, isso foi mandado fazer pelo dono anterior.

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    3. Esqueci de dizer que o meu é um EXS, pode ser uma exclusividade da versão...

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  5. Na 8.a geração, apenas a versão EXS conta com CD changer e USB com interface para iPod.

    Nos modelos LXS e LXL entre 2009 e 2011, o CD Player aceita apenas 01 disco e não há entrada USB, apenas Auxiliar com conexão tipo P2, acessível no console central, abaixo da tomada 12V e devidamente identificada.

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  6. Bom diia priciso muito de uma ajuda
    To muito na duvida

    Qual o consumo altomatico na cidade
    O condumo muda do civic 2007 pro 2009

    Posso chamar vc no whats qual sru whats tenho outras duvidas

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    1. Olá Tiago,

      O consumo do meu 2007 automático, na cidade, com gasolina, era por volta dos 7, 7,5 Km/L. O 2010, também automático e flex, na gasolina, fazia uns 8,5 Km/L na cidade.

      Pode mandar suas dúvidas por aqui que terei o maior prazer em ajudar!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  7. Olá Bruno, comprei um civic 2008 LXS e a direção é hidráulica.
    Quando ligo pela manhã, a direção está normal mas depois de um tempo no trânsito com ar ligado e calor, ela endurece que até mesmo dói os braços.
    Pode me dizer se isso é normal?
    Tive um anterior, mesmo ano e modelo é isso não acontecia.

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    1. Olá Alexandre,

      Isso não é normal. Parece o sintoma de algum problema no sistema de direção.

      procure uma concessionária ou seu mecânico de confiança.

      Grande abraço e boa sorte.

      Bruno Hoelz

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  8. Boa noite, Bruno.

    Em seu texto você alega que "os Civic eram apenas à gasolina. A partir de 2007 passaram a ser flex." Porém, tenho um LXS 07/07 que é apenas gasolina.


    Att

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    1. Olá Anônimo,

      Você tem razão, "falha minha"! A Honda oferecia as duas opções em 2007.

      abraços e obrigado!

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  9. Olá Bruno gostaria de perguntar dentre todas as versões e modelos de 2009 a 2011 qual você considera a com melhor custo benefício?

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    1. Olá Remix BR,

      Certamente a versão EXS tem o melhor custo-benefício, embora seja a mais rara, pois é a única que conta com o VSA, que é como a Honda chama o controle de tração e o controle de estabilidade.

      Em seguida a versão LXL-SE, de 2011, também é bem equipada.

      Evite as versões LXS, muito básicas.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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