domingo, 22 de fevereiro de 2015

Honda Fit EXL 2015: vale a pena quando comparado aos seus concorrentes?

Amigos,

O Blog GOSTAR DE CARROS teve a oportunidade de avaliar mais um carro em nossa seção IMPRESSÕES. Desta vez, um Honda Fit EXL 2015. Agradecimentos especiais à proprietária Olívia, que cedeu seu carro assim que chegou da Concessionária.

Tinindo de novo e já testado para a próxima postagem - Foto do Autor
O que mais escuto a respeito do novo Fit é que é um carro caro pelo que oferece, principalmente na versão topo de linha. Resolvi compará-lo com outros carros da mesma faixa de preço e ver se realmente há opções melhores. De nada adianta falar que o Fit custa 10 mil dólares no exterior, pois ninguém vai ao Japão buscar um.

Assim, este comparativo de preços surgiu naturalmente e acabou ficando longo. Decidi tratá-lo como uma postagem própria. Na semana que vem, falaremos sobre as impressões do carro.

Todos os preços citados são os de tabela, referentes à fevereiro de 2015, incluindo frete para o Rio de Janeiro, excluindo pintura metálica ou perolizada.

O preço de tabela da versão EXL é R$ 67.400,00. Dentro da própria linha Honda daria para comprar um City EX (a R$ 66.700,00) ou mesmo se aproximar de um Civic LXS manual (a R$ 70.900,00). Mas daí eu pergunto: sedans não são concorrentes do Fit, certo?

O Fit, na verdade, é uma minivan disfarçada de hatchback, cujo desenho fica mais esportivo a cada geração. Se em 2004 seu desenho remetia a uma vovó indo buscar os netos na natação, hoje ele pode até disputar compradores de compactos premium ou mesmo de hatchs médios, que precisem (ou não) de espaço.

O que podemos comprar com R$ 67.400,00, além de um Fit EXL? Vejamos o que as "grandes marcas" oferecem, pensando nos hatchs médios ou pequenos e monovolumes.

Na maioria das vezes um hatch médio comparado a uma minivan terá comportamento dinâmico e prazer ao dirigir superiores e o futuro comprador deve colocar isso na balança. meu conselho: faça sempre um test drive.

Na linha VW, com o Golf começando em R$ 70.000,00 e a antiquada geração antiga do Polo dando seus últimos suspiros, temos o Fox Highline 1.6, com todos os opcionais a inacreditáveis R$ 66.700,00. Se precisar de mais espaço e quiser uma Spacefox, pagará mais caro ainda.
VW Fox 2015 - google imagens
Na linha GM, o Cruze Sport6 é uma boa opção de hatch médio. Com câmbio manual, seu preço de tabela é de R$ 68.360,00, mas pode ser facilmente encontrado por preços menores, pois deve mudar em breve. Mesmo na versão LT é tão bem equipado quando o Fit, inclusive com central multimídia (sem GPS como no Fit) e air bags laterais. Aqui, a vantagem do Honda vai ser em relação ao câmbio e ao fato de ser um monovolume: O Cruze, ao contrário do Fit, não se transforma em furgão de entregas na hora da sua mudança.
 
GM Cruze Sport6 - google imagens
Alguns leitores vão se lembrar que uma Spin LTZ, a versão topo de linha, custa R$ 63.340,00 e é uma minivan. Sinceramente não acho a Spin concorrente do Fit. Com seu desenho insosso, mesmo um comprador racional ficaria com o confiável Fit, a não ser que precise, de fato, dos seus 7 lugares.

Na linha Fiat encontraremos outro hatch médio, o Bravo, por R$ 67.990,00 na versão Sporting 1.8, bem equipada, embora não ofereça air bags laterais e central multimídia de série, itens presentes no Fit. Mais uma vez a vantagem do Honda se dará no espaço de minivan e no câmbio. O Bravo oferece um câmbio automatizado como opcional a R$ 3.300,00, mas seus trancos e soluços o tornam bastante inferior ao moderníssimo CVT do Fit.
 
Fiat Bravo, já modelo 2016 - google imagens
Não vamos considerar o Dobló como concorrente do Fit, assim como não consideramos o Spin.

Na linha Ford o jogo se repete. O laureado Ford Focus, também um hatch médio de entrada, é o concorrente natural do Fit. Por R$ 67.900,00 vem bem equipado, porém com câmbio manual e, assim, como o Bravo, sem air bags laterais ou central multimídia. É, na minha opinião, o melhor hatch médio do Brasil em comportamento dinâmico e prazer ao dirigir e o único capaz de balançar de verdade o coração de um candidato ao Fit. Aqui, mais uma vez o câmbio e o espaço vão decidir o jogo.
Ford Focus - google imagens
Um dos motivos para comprar um Fit é o seu sobrenome. A Honda é sinônimo de robustez, baixa manutenção e bom pós venda no Brasil. Pensando assim, outras opções na mesma faixa de preço perderão o sentido.

Os ótimos carros do trio francês - Renault, Peugeot e Citroen - sofrem com um pós venda sofrível, alto custo de manutenção e grande desvalorização. Porém, podem ser considerados como opção de compra, pois tem preços bastante competitivos.
Citroen Aircross 1.6 Tendance automático: versão intermediária, automática, com excelente nível de equipamentos e visual "minivan aventureira descolada" por R$ 63.290,00 - google imagens
 Os não tão ótimos carros da dupla coreana - Kia e Hyundai - também sofrem com um pós venda sofrível, embora apresentem desvalorização semelhante ao dos modelos nacionais.

O caríssimo Hyundai I30, um  hatch médio razoável com um péssimo pós venda, a R$ 78.000,00,  o que faz o VW Fox completo parecer razoável e o Honda Fit um negócio da China! - google imagens
O Honda Fit é caro? Não na minha opinião. O "desempate" com bons carros vai se dar em critérios de utilização pelo futuro comprador e o monovolume japonês se torna imbatível em sua categoria, a de monovolume. Ao deixar seu visual careta das gerações anteriores para trás, ganhou novos compradores sem perder os antigos.

Se o amigo leitor achou cara a versão topo de linha, considere o interessante custo benefício da versão LX, por R$ 54.200,00 (ou R$ 58.400, com câmbio CVT), cujos concorrentes em preço serão compactos bem mais simples. Particularmente as versões DX (muito espartana, não tem sequer retrovisores elétricos) e a versão EX (muito próxima do valor da EXL) não valem muito a pena.

Claro, alguns leitores vão reclamar da perda de equipamentos em relação a geração anterior, mas isso será assunto para a próxima postagem.

Um forte abraço e até a próxima,

Bruno Hoelz

10 comentários:

  1. Fala ai Bruno!
    Descobri seu blog ha alguns meses e nem lembro bem o que estava pesquisando na epoca que me trouxe ate aqui, mas vou te falar que depois de ler uns tres posts voce ja esta aqui na lista de favoritos no meu celular, li desde o primeiro post ate o que vc deu uma parada e fiquei mto feliz com seu recente retorno as postagens. Um abra e Continue postando!

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    1. Obrigado Guilherme!

      Fico contente que esteja gostando. Fique à vontade para sugerir postagens.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Pois então ja vou ficar a vontade e sugerir que você fale do Honda HRV, fazendo comparações com Ecosport e com o CRV pra mostrar a diferença dessas categorias.

      Abraço!

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    3. Sugestão anotada Guilherme!

      Muita gente tem dúvidas em relação aos Suves, Crossovers e off roads a venda no Brasil.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  2. Dentre essas opções, fico com o Focus ou o Cruze. Gosto do Fit, mas acho uma escolha mais racional, por força da confiabilidade.

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    1. Olá Antonio,

      Concordo, muita gente comprou os Fit das primeiras gerações sem gostar do desenho, apenas pela confiabilidade da marca.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  3. Tenho um fit Lx 2009 a 3 anos e não troco nunca mais de fabricante a honda é show a mecânica e os modelos são Demais...

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  4. Tenho um fit Lx 2009 a 3 anos e não troco nunca mais de fabricante a honda é show a mecânica e os modelos são Demais...

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