sábado, 24 de janeiro de 2015

Honda Civic EXS 2010: Depois de dois anos de meio de decepções e alguma diversão, a máquina!

Amigos,

Após um período de ausência, o blog GOSTARDECARROS voltou! Compromissos profissionais me deixaram afastado do teclado. Agora, com a vida mais organizada em 2015, voltarei às postagens semanais.

O que mais me motivou a continuar foram as perguntas dos leitores, que nunca cessaram. Por comentários ou e-mails, o blog continuou ativo como um fórum.

A última postagem de 2014 contou a história da minha decepção com um um (new) Ford Fiesta 2014. Se você é um dos 17 leitores do blog, sabe que desde 2012 não me "acerto" com meus carros. Contei a história do Honda Civic 2012 AQUI, substituído pelo Fiesta 2014 cuja história contei AQUI.

Minha esposa, sabiamente, uma vez em que viajávamos no Fiesta me perguntou: "Por que diabos você não compra um carro de que realmente goste?" Argumentei que havia gostado muito do nosso antigo Civic 2007, mas que não encontrava um modelo da 8ª geração em bom estado de conservação. Então ela disparou: "Então procure até encontrar ou reforme um ora!"

Assim, voltei a esquadrinhar a internet em busca do meu objeto de desejo: Um Civic 2011 EXS ou pelo menos um LXL SE, na cor preta (como meu antigo 2007). Na maioria das vezes, os carros na cor e versão que eu queria ou eram absurdamente caros, ou muito feios, com reboques e kits multimídia chineses instalados, o que me desanimava bastante.

Numa tarde de sexta encontrei um EXS 2010, com 34 mil quilômetros rodados, numa concessionária Ford do Rio de Janeiro. No sábado pela manhã lá estava eu, entregando meu Fiesta - perdendo mais alguns milhares de reais - e recebendo em troca um Civic EXS 2010 preto, com uma lateral fosca por um serviço de lanternagem mal feito e com um polimento sofrível, chegando a ter a pintura "queimada" em alguns pontos.

O Civic, em sua primeira revisão, um dia após chegar em casa - Foto do Autor
Dirigi os pouco mais de 100 quilômetros até a serra na semana seguinte (como é burocrático comprar carro em concessionária...) feliz da vida, sem me importar com o interior de couro sujo ou com borrachas de porta rasgadas. o motor urrava saudável e os carimbos da concessionária atestavam que sua quilometragem era real. Seria questão de tempo deixá-lo do meu jeito.

No dia seguinte já estava retirando a película dos vidros, tarefa que repito a cada carro usado comprado, por causa dessa mania besta de se colocar esses "sacos de lixo pretos" nos vidros (já expliquei os meus porquês AQUI). Depois foi a vez de conferir suspensão freios, pneus, alinhamento e balanceamento, sempre minha segunda providência.

A obrigatória retirada da película - ou insulfilm - Foto do Autor
Hoje o carro já fez a revisão dos 40 mil quilômetros e até ganhou um acessório aftermarket, um módulo que transformou seu som original em bluetooth. Essas e outras histórias serão contadas nas próximas semanas, quando voltarei a "programação normal" do blog, que é dar dicas sobre carros, manutenção e acessórios.

Honda Civic com bluetooth original? Quase... - Foto do Autor
Além do Civic, falaremos sobre a compra e manutenção de um Fiat Uno Mille Way, também 2010, também comprado usado, bem como de outros carros cuja manutenção eu cuido, por prazer ou obrigação.

A "saga" da troca do Civic, que meu sogro arrebanhou em 2013, contada em parte AQUI também me rendeu experiências no mundo da compra e venda de carros usados, experiências essas que também pretendo compartilhar com vocês ao longo das postagens. Essa foi a "diversão" presente no título da postagem.

O Ford Ecosport, protagonista da postagem PAIXÃO A PRIMEIRA VOLTA acabou ficando com meu vizinho...

... que trocou comigo seu VW Gol mesmo depois de eu contar que o Ecosport sofrera a batida na traseira, me transformando em negociador de carros usados - Fotos do Autor
Não deixem de mandar suas dúvidas e sugestões de postagens aqui nos comentários ou para gostardecarros@gmail.com.

Um forte abraço e até a próxima postagem!

Bruno Hoelz

10 comentários:

  1. Finalmente uma nova postagem! E até que enfim o grande Civic. Vê se posta mais fotos. Qual foi a concessionária Ford na qual vc comprou? Foi assim de primeira?
    abs,

    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,

      Obrigado pela paciência de continuar leitor do blog! Mesmo depois da longa ausência de postagens.

      Finalmente o Civic, hehehe. Era muito ruim dirigir o 2012, pelo qual eu paguei exatamente o dobro do preço do 2007 e sentir saudades do antigo...

      Comprei esse 2010 na TopFor da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, "chave na chave" no Fiesta 2014.

      Não foi de primeira, foi o 7º Civic que fui ver pessoalmente (também vi alguns LXL SE, sempre pretos). Quando o vi, fechei negócio na hora.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  2. Colega,

    Onde conseguiu esse Bluetooth? Conta a história para nós! Tenho um Civic 2011 e quero colocar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,

      Pesquisei bastante sobre o assunto até decidir comprar o kit viva voz bluetooth Dalgas. Veja em www.dalgas.com.br.

      Comprei na loja Autocell, de São Paulo, que é uma loja física e também online em www.autocell.com.br. O atendimento deles foi muito atencioso.

      A Dalgas fabrica um modelo específico para os Civic de 8ª geração, com um botão que se encaixa ao lado do votão que desliga o controle de estabilidade, como mostrei em uma das fotos da postagem.

      O sistema não interaje diretamente com o som, mas o deixa em "mute" quando atende ou faz chamadas e funciona mesmo com o som desligado, com excelente qualidade sonora.

      Além do botão, tive de instalar um módulo que prendi perto da coluna de direção e um pequeno microfone que instalei no canto superior esquerdo do parabrisa.

      Consegui instalar em casa, com a ajuda de um amigo eletricista, com as instruções de um vídeo da própria Dalgas no youtube.

      Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  3. Bruno,

    estou namorando comprar um Civic de 8ª geração desde 2013. Sempre que chego perto de fechar o negócio algo atrapalha. Algumas vezes foi a ex-mulher que tinha medo de comprar carro usado (embora eu já tenha adquirido um I30 automático 2011 usado, que veio lacradinho e só deu defeito em suspensão por conta de buracos em que passei por cima). Então, por causa dela, deixei de gastar 38 mil em algum New Civic para comprar a porcaria de um HB20 zero que me fez ser o cara mais triste do mundo por 8 meses (é sério, só aguentei o carro por 8 meses). Veículo 1.0 com consumo de 1.8 e peças e revisões bem caras. Na revisão de 10 mil, me cobraram quase 300 reais (com mo gratuita).Me fala que óleo e filtros tão caros são esses que custam mais de 250 reais? Isso é preço de revisão de Honda! Gastar quase 300 reais p trocar filtro e óleo é preço de Honda! E olha a diferença entre os carros, né?

    Agora que vendi o "porcaria" e passei metade da grana p ex, tô juntando p comprar o Civic à vista. Já decidi que quero um LXL manual, de preferência preto ou cinza. Quais dicas você dá para comprar um nessas características que falei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      É impressionante como escuto relatos sobre a péssima pós venda da Hyundai...

      Já fiz uma postagem sobre a compra de um Civic de 8ª geração, dê uma olhada:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2015/02/como-comprar-um-honda-new-civic-da-8.html

      Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.

      Se quer um com câmbio manual, vale a pena batalhar por um LXL SE, que agregará o ar digital e os faróis de neblina.

      Um grande abraço e boa sorte!

      Bruno Hoelz

      Excluir
  4. Onde encontrar esse bluetooth original?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei na loja Autocell, de São Paulo, que é uma loja física e também online em www.autocell.com.br. O atendimento deles foi muito atencioso.

      O kit é de um fabricante chamado DALGAS - www.dalgas.com.br.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  5. Olá Bruno estou na dúvida entre o New Civic 2010/2011 LXL ou o New Fiesta 2012 Mexicano. Queria saber um pouco sobre o custo de manutenção dos dois modelos e se terei dor de cabeça com algum deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe,

      O custo de manutenção do Civic será um pouco mais em conta.

      O New Fiesta até 2012 só existe com câmbio manual, então presumo que você está a procura de um Civic também manual.

      Os dois são excelentes escolhas, mas ainda acho o Civic um "degrau" acima na experiência de dirigir. Ainda mais com câmbio manual.

      Tente achar um LXL SE 2011, são os mais equipados.

      Um grande abraço e boa sorte com seu novo carro!

      Bruno Hoelz

      Excluir

Seu comentário é bem vindo!