sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ford Fiesta Titanium Powershift: quando um passo para trás é um passo para trás mesmo!

Amigos,

Começo esta postagem me desculpando duplamente. Primeiro pela prolongada ausência, causada principalmente por compromissos profissionais, segundo por que blogueiros entusiastas por automóveis também se enganam... 

Na postagem de 23 de março de 2014 (CLIQUE AQUI PARA VÊ-LA) apregoei as vantagens de ter trocado um Honda Civic 2012 num Ford Fiesta 2014, planejando escrever sobre o pequeno Ford depois de alguns milhares de quilômetros, quando a convivência estivesse mais madura.

Mesmo assim teci algumas linhas elogiando o carrinho, que me despertou toda a expectativa de ser um carro para entusiastas.

Passada a lua de mel, a decepção foi semelhante a que tive com o Civic 2012. Laureado por jornalistas especializados, o pequeno Ford se mostrou mal fabricado, mal acabado e desconfortável.

Ok, justiça seja feita: o carrinho tem 130 cv, anda bem, retoma melhor ainda e seu câmbio automatizado de dupla embreagem funciona muito bem. Claro, se não fizesse um barulho semelhante a estar desmontando em pisos irregulares seria perfeito, culpa de não ser banhado a óleo, como nos VW Passat, por exemplo.

Logo no primeiro mês, voltei a concessionária com uma grande lista de reclamações para serem resolvidas: forro de teto, acabamento da coluna central e acabamento abaixo do porta luvas soltos; borrachas das portas traseiras rasgadas; vidro do motorista não subia completamente; barulho na suspensão dianteira e para barro dianteiro solto.

Acabamento da porta traseira (já reparado) "pegava" na coluna B antes da regulagem da porta - Foto: Autor
A concessionária até que resolveu tudo prontamente, embora os acabamentos de forro e coluna tenha ficado um tanto deformados, bem como as borracha guia do vidro da porta do motorista. O barulho da suspensão era, na verdade, a pastilha de freio solta. Quem pesquisa sobre o Fiesta sabe da frágil coluna de direção, a do meu carro havia sido trocada dias antes de sua aquisição.

Borracha guia acabou ficando deformada após vidro subir torto e forçá-la - Foto: Autor
 Passaram mais algumas semanas e a luz do air bag teimou em ficar acesa. Foram 4 dias para a concessionária descobrir a causa: falta de massa (aterramento) num chicote elétrico do painel. Falha na montagem do carrinho?

O pior foi quando, admirando o carro após uma limpeza, descobri o farol direito desalinhado e as borrachas das portas traseiras novamente rasgadas. Resolvi levar o pequeno Ford ao meu lanterneiro de confiança que me garantiu que o carro não foi batido, fora mal montado mesmo.

As peças da dianteira (faróis, para choques e capô) possuíam marcas de tentativas anteriores de alinhar uma coisa com a outra. As borrachas das portas traseiras rasgariam sempre, pois as portas estavam muito desreguladas, "raspando" na coluna B quanto abriam e fechavam.

Pena não ter feito fotos do serviço. Foi necessário retirar da carroceria as duas portas traseiras, para choque dianteiro e capô. Remontado, seu aspecto melhorou muito. Um terceiro par de borrachas foi instalado.

Mas, o pior mesmo, é comparar seu comportamento dinâmico com os Honda. Ele é até estável, mais do que um ou outro concorrente no segmento dos compactos, mas não tem comparação com meu antigo Civic 2007 ou mesmo com o decepcionante 2012. Seu rodar é duro, principalmente nessa versão com rodas 16 polegadas e pneus de perfil fino. Já deveria esperar isso, pois é, de fato, um carro de categoria inferior. Será que fui otimista demais?

Não sei se, a essa altura, é má vontade com o carrinho, mas toda vez que o dirijo tenho a sensação de que ele é leve, até frágil. O painel tem frestas mal acabadas e perdeu o revestimento emborrachado que existia dos Mexicanos (e que agora desconfio serem bem melhores...). 

Revestimento do painel duro e fácil de riscar - Foto: Autor
O motor vibra muito e tem funcionamento áspero, lembrando bastante o Peugeot 3008 que dirigi na Europa, (VEJA A POSTAGEM AQUI), lembrando que o 3008 era a diesel! A alavanca do câmbio é irritante, parece feita para alguém que nunca dirigiu um automático na vida. Não posso passar de D para N sem usar a trava, um pé no saco.

Dos equipamentos, não sentiria falta de quase nada (já que os Civic são bem menos equipados). Melhor seria se o carrinho tivesse cinto de três pontos e encosto de cabeça para o terceiro passageiro do (fino) banco traseiro, ao invés de comandos de voz e bluetooth para celular que, para mim, nunca serão mais importantes que um bom carro.

Desconfortável, o banco traseiro não tem apoio de cabeça ou cinto de três pontos para o terceiro passageiro - Foto: Autor
A solução? Perder mais alguns milhares de reais e começar, de novo, a procurar um Civic da 8ª geração (2006 a 2011). Quem mandou eu me desfazer do melhor companheiro de viagem que já tive?

Alguém se interessa em comprar um Ford Fiesta, já com os defeitos de fábrica corrigidos?

Um forte abraço e até a próxima postagem,

Bruno Hoelz

21 comentários:

  1. Poxa vida tava bem entusiasmado para comprar um New Fiesta... Anderson

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    1. E trocar meu Honda Fit 2010 pelo New Fiesta... Anderson

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    2. Bem Anderson, até acho que o carrinho agrada o consumidor que vem de Gols e Palios, mas se você tem um Honda, não creio que ficará satisfeito.

      Em tempo: está quase certo, vou trocá-lo por um Civic 2010.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  2. Bruno,

    já vendeu o new fiesta?

    Abraços,

    Leonardo.

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    1. Leonardo,

      Já o vendi sim. na verdade o troquei por um Honda Civic 2010.

      Se ainda estiver interessado ele está a venda na concessionária Top For, na Barra da Tijuca (Rio de janeiro).

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  3. Poxa, Bruno: que pena! Como acabamos de nos falar no post anterior, estava animado em tentar pegar um desses...

    Uma coisa que você citou e sempre penso é que, nos testes de imprensa, o carro está novinho, e o repórter, por mais experiência que tenha, pode se envolver com a paixão pela novidade, e não notar a realidade que vem após alguns quilômetros de convivência mais íntima.

    Sei que você perdeu alguns reais e algum tempo, mas pelo menos é um relato que tem imenso valor para quem pode lê-lo antes de comprar o Fiesta, coisa que você não teve oportunidade.

    Bem, se puder lhe ajudar, recomendaria fazer um teste com um Fluence: segundo alguns relatos que andei lendo por aí, é mais estável, mais confortável e mais torcudo que o Civic, embora não dê nem para começar a discutir as diferenças de qualidade de projeto e montagem de ambos, mesmo levando em conta que o pós-venda Renault tem boas notas (ainda abaixo de Honda e Toyota!) e, pelo menos aqui em São Paulo, temos oficinas e mecânicos especializados em Renault, quando podemos fugir de concessionárias.

    Mais uma vez, obrigado pelo relato e boa sorte na troca! Abraço!

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    1. Clayton, eu já estou com o Civic! O comprei jusrtamente pela experiência que tive com um 2007 que eu gostei muito.

      De fato, a melhor experiência é a convivência. Gostaria de ter lido uma postagem semelhante a minha antes de ter investido no Fiesta.

      Grande abraço e boa sorte com sua decisão!

      Bruno Hoelz

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  4. Blz Bruno. Me interessei principalmente pelo powershift, mas tenho visto relatos de muitos problemas (barulho, patinacao, perda de potencia). Sera q a Ford tem alguma solucao ou ė mesmo um problema crônico do modelo. Abrs. Jed.

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    1. Olá Jed!

      Tenho percebido o seguinte: a percepção de qualidade do Fiesta se deve muito às experiências anteriores dos novos donos.

      O New Fiesta é um carro que atinge grande leque de potenciais compradores.

      Eu, que tive anteriormente dois Civic, não gostei do carro, mas percebo que outros donos, que vieram de Gols e Palios gostaram.

      Perda de potência eu nunca senti no meu, e olha que os Honda me deixaram exigente.

      Agora, quanto a patinação e barulho, o powershift é, de fato, inferior aos automáticos convencionais com os quais estou bastante acostumado (o 5 marchas da Honda e o 4 marchas da Ford, que são os carro que ando hoje).

      Hoje eu não recomendo o Ford Fiesta. O engraçado é que antes da minha experiência eu o recomendei para um amigo e ele está contente com seu 1.5 manual, talvez pela menor expectativa que o modelo mais básico causa.

      Este Titanium Powershift que tive não vale o seu preço...

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  5. Bruno,
    Faz um post com o Civic 2010!
    abs
    Antonio

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    1. Olá Antonio, já estou preparando! Obrigado pela participação e sugestão!

      Bruno Hoelz

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  6. Bruno,
    Fiz um test drive no Fiesta e tive a impressão do banco do motorista ser muito estreito, ficando apertado. Qual sua opinião no dia-a-dia? Incomoda muito?

    E outra coisa, o que diria sobre ele comparado ao Honda City?

    Abs

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    1. Olá André,

      Não reparei nada de diferente no banco do motorista, mas de fato ele tem apoios laterais e, dependendo do tamanho do motorista, poderão mesmo incomodar.

      Não conheço o novo Honda City, mas o antigo, na minha opinião, já seria superior ao Fiesta, então...

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  7. Bruno, falei de você para meu irmão e ele gostaria de informações sobre o Sandeiro (usado)... Imagino, mais ou menos, qual será sua resposta, mas tem ouvido boas referências sobre este veículo. Sabe alguma coisa? Abraço, Fernando do MPF (eu não sou um robô)

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    1. Grande Fernandsss!

      Como já lhe disse, hoje, no Brasil, com exceção dos chineses, não existe "carro ruim". O que existem são carros melhores ou piores na mesma faixa de preço.

      E essa percepção de melhor ou pior depende muito dos olhos de quem vê.

      Aqui mesmo, nessa postagem, respondi que o New Fiesta pode ser bom ou ruim dependendo muito do repertório que o motorista já teve nas mãos.

      O que eu acho do Renault Sandero:

      Para mim, o Sandero se enquadra naquela categoria de carros feitos para mercados emergentes. São carros em que o comportamento dinâmico e a segurança são um tanto comprometidos por causa da preocupação da fábrica com o custo.

      Porém, é inegável que a Renault fez um bom trabalho com a dupla Logan/Sandero, além de estar se esforçando para ter um bom pós venda, ao contrário das demais francesas Peugeot/Citroen, com sua assistência cara e ruim.

      O ideal seria que você me indicasse a faixa de preço dos Sanderos que seu irmão está vendo, pois desconfio que pode haver carros interessantes "competindo" nessa compra, que podem até ser mais baratos de manter.

      Usado por usado, opções como Honda Fit ou Toyota Corolla podem surpreender em relação à qualidade e custo de manutenção e seguro.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  8. Amigo bom dia!
    Gostaria de saber se o painel do seu Fiesta foi riscado, se você conseguiu amenizar os arranhões?

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    1. Olá Rafael,

      O painel do meu Fiesta foi riscado sim, aliás riscava fácil...

      Nem cheguei a tentar resolver. Já estava tão decepcionado que o troquei por um Civic 2010 que é só alegria, como contei aqui:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2015/01/honda-civic-exs-2010-depois-de-dois.html

      Um grande abraço e boa sorte!

      Bruno Hoelz

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  9. Nossa, é como querer sair de uma 320i para um Punto e querer ficar satisfeito, que burrice...

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    1. Olá Anônimo, agrade seu comentário e sua cortesia!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  10. Comprei um sedan Se manual 2015 usado (13000km) e acho o melhor dos dois mundos, acabamento melhor do mexicano e sem aborrecimentos com câmbio. Me incomodam apenas o espaço interno e a qualidade do acabamento, que é "bom", porém frágil (já tenho uma listinha com 10 itens para serem reapertados ou reparados na próxima revisão).

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    1. Olá Ícaro,

      Acho que um mexicano me agradaria mais. Hoje tenho um Focus manual (argentino) e o câmbio é muito bom, assim como deve ser o seu.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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