domingo, 23 de março de 2014

Ford new Fiesta Titanium Powershift: um passo para trás, dois passos para a frente?

Amigos,

O título da postagem de hoje é emprestado de uma frase que já escutei algumas vezes de familiares e amigos que justificavam uma opção, mais modesta, de automóvel para viabilizar alguma outra aquisição, geralmente de um imóvel.

Um passo para trás hoje, para dar dois passo amanhã. Na matemática da vida, um passo para a frente, pois é para a frente que se anda!

Meu caso não foi exatamente esse, mas achei que a máxima se aplicou bem à situação, uma vez que um pretenso "passo para trás", significou, na verdade, um passo para a frente (ou dois, para a conta fechar), em satisfação e prazer ao dirigir.


Trocar o Civic por um Fiesta foi um passo para trás com gostinho de passo para a frente - Foto: Autor

Como já contei nas postagens REVISÃO NA HONDA e PAIXÃO A PRIMEIRA VOLTA, comprei um Honda Civic LXS automático em junho de 2012 e o vendi em setembro de 2013. O que ainda não contei foi o quanto foi decepcionante minha experiência com esse carro.

Não que o Honda Civic 2012 seja um carro ruim, pelo contrário, é um excelente e confiável automóvel. Seu "defeito" é ser só isso, um carro sem alma... Me explico: fui proprietário de um Honda Civic 2007, um carro para entusiastas  sob vários aspectos, da suspensão dura até o painel que envolve o motorista como num cockpit. O melhor carro que eu já tive!

Porém, achei que chegara a hora de trocá-lo (hoje tenho sérias dúvidas sobre essa decisão) e lá fui eu comprar um Honda Civic novo. Ocorreu que cheguei à concessionária um ano atrasado. O melhor dos Civic havia encerrado sua produção em 2011, com uma interessantíssima versão LXL SE.

Tentei comprar um usado, modelo 2011, mas os carros que vi, caros e mal conservados, me empurraram para um 0Km que, noves fora, estava com ótima taxa de juros e na soma das parcelas sairia mais em conta que um usado.

Saí feliz com meu Honda 0Km, mas a alegria durou pouco. Logo percebi que não havia comprado um herdeiro do meu antigo Civic, por sua vez neto daqueles VTi que chegaram ao Brasil logo depois de aberta a importação de veículos nos anos 1990, mas sim um sedan médio tão sem graça como qualquer Toyota Corolla.

Só para deixar claro, o Toyota Corolla é um excelente carro, tanto que o recomendo para vários amigos que me consultam sobre suas próximas aquisições. Só que coração de entusiasta bate em outra frequência.

A cor prata piorou sensivelmente a impressão de não estar em um carro feito para entusiastas, juntamente com a ausência do pedal do acelerador pivotando no assoalho, da suspensão "durinha", do acabamento esmerado e do painel envolvente, substituído por outro, parecendo uma adaptação do primeiro para caber mais instrumentos. No entusiasmante Civic 2006/2011, o painel é perfeito para a proposta do carro, no modelo pós 2012 soa um tanto ridículo.

Enfim, a oportunidade de venda relatada na postagem PAIXÃO A PRIMEIRA VOLTA caiu como uma luva e fui à caça de um Civic "correto", já com um Ford Focus Ghia 2009 (já na família) como "plano B".

 Foram 6 meses esquadrinhando a internet atrás de anúncios de um Honda Civic do jeito que eu queria: preto, automático, pós 2009, EXS ou LXL SE. Fui conhecer pessoalmente pouco mais de uma dúzia, todos em condições não muito animadoras.

Ok, pensei, vamos ao plano B. O Focus Ghia 2009 foi comprado zero pelo meu pai no final de 2009 e está impecável. Meu pai já falara em trocá-lo pelo modelo mais novo algumas vezes e bastaria achar o novo carro na configuração que ele queria: sedan, modelo titanium e, para meu desespero (e dos vendedores da Ford) vermelho! Quem disse que existe sedan "de luxo" vermelho? Alguns vendedores diziam que achavam um ou outro no sul do país, sempre vendidos. Desconfio ser apenas lenda...

Restou criar um plano C. Comprar um zero quilômetro novamente, com bastante cuidado para não transformar dinheiro em frustração. Voltei a olhar um carrinho que já me chamava a atenção desde seu lançamento, ainda importado do México: o Ford (New) Fiesta.

Na época, não comprei por não haver a opção do câmbio automático e por não ter achado na cor que eu queria, azul. Também pesava aquele receio de "descer" de categoria e perder em segurança e comportamento dinâmico.

Sabendo que o modelo Brasileiro conta com a excelente caixa automatizada de dupla embreagem e que estava sendo elogiado por jornalistas especializados, fui até a concessionária dar uma olhada. E não é que o carro de test drive era justamente um Azul California, na versão Titanium automática?

O carro é surpreendentemente bom de chão, estável e veloz. São 130cv que, em conjunto com o câmbio de 6 marchas dão uma agilidade impressionante ao carrinho, deixando seu desempenho muito próximo do Focus 2.0 com câmbio automático de 4 marchas. Na hora percebi que havia achado um substituto digno para o Civic 2007. Quase (eu disse quase...) um pocket rocket.

E não é que o carro do test drive estava à venda? Perfeito, pensei. Finalmente um pouco de sorte! Na hora de falar com o gerente, a surpresa: já havia uma oferta no carrinho. Passei uma manhã inteira os convencendo de que deveriam vender outro carro ao tal cliente da oferta e, na hora do almoço, saí com meu reluzente Ford Fiesta Titanium, Azul California, com 7 meses de uso e pouco mais de 10.000Km rodados, pelo preço de um SE 1.6 manual 0Km.

Mudei de categoria, troquei um laureado sedan médio por um compacto (mesmo que premium, um compacto...) e estou me sentindo como se tivesse subido de categoria. Foi um passo para trás com gostinho de passo para a frente. E, como bônus, a diferença de preços me fez passar de um carro financiado para um carro quitado!

Nesses dias estou experimentando a mesma sensação que tive ao comprar o Honda Civic 2007, em meados de 2010, a sensação de ter comprado um carro acima da média, de ter valido cada centavo pago. Seu acabamento é esmerado, sem dúvida melhor que o do Civic, assim como os equipamentos de série. Mas o melhor de tudo é mesmo o prazer ao dirigir que ele proporciona, também em maior medida que o Civic, anestesiado pela reestilização de 2012.

E fica melhor ainda quando o dirijo num mar de carros prata e preto, dando um pouco de cor ao nosso cinzento trânsito.

O Fiesta é um sério candidato ao posto de meu segundo melhor carro, pois o primeiro, sem dúvida, é desse aí embaixo. Um dia ainda acho um desses em bom estado!

Um grande companheiro de viagem na época em que toda semana fazia o trajeto Niterói x Nova Friburgo - Foto: Autor 

Em tempo: já estou preparando uma postagem sobre o Fiesta, aguardem!

Um forte abraço e até a próxima,

Bruno Hoelz

37 comentários:

  1. O New Fiesta sedan foi o melhor carro que eu já tive, pois para um compacto ele é impecável em conforto, tecnologia e segurança. Dava muito prazer dirigir, mas infelizmente o nosso "mexicano" foi levado num assalto e nunca mais apareceu. Minha esposa estava ao volante e ficou traumatizada, portanto não quis mais saber desse carro. Então com o dinheiro do seguro nós compramos um Honda Fit 1.4 LX 0km: um carrinho bom de mecânica e espaço interno, mas que não me emociona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que sufoco! Ainda bem que não aconteceu nada com sua esposa!

      É como eu disse na postagem: existem ótimos carros que não nos emocionam. Coração de entusiasta bate em outra frequência...

      Um grande abraço e obrigado por comentar!

      Bruno Hoelz

      Excluir
  2. Fala Bruno! Excelente post! Ah, da próxima vez não nego a oferta de testar o Azul Califórnia! Rs. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você quiser! O test drive pode ser agendado nas cidades de Nova Friburgo ou Armação dos Búzios!

      Abraço!

      Excluir
    2. Quero conhecer esta nova aquisição!!!
      Se eu tivesse esperado um pouco, este seria uma opção ao Fox!!
      Estão falando mto bem dele... Vi uma comparação com o Fit, onde o New Fiesta levava vantagem...

      Preciso de uma ajuda tb!! Conhece uma boa oficina em Niterói para eu fazer minhas revisões?

      Abraço!!

      Excluir
    3. Bogado,

      Venha me visitar em Friburgo que você dá uma volta com ele!

      Em Niterói costumava levar meus carros na oficina da Porto Seguro na Paulo César, em Icaraí. Eles também atendem não segurados com uma tabela um pouco mais cara. É a oficina do companheiro Evandro...

      Você decidiu não fazer as revisões em concessionária? Não vai manter a garantia do Fox?

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
    4. Bruno,

      Pelas contas da VW eu perdi o prazo por 3 dias.
      Só que eu não concordo como a concessionária faz a conta.
      Então eu fiquei P....! E resolvi não dar o meu dinheiro mais lá.
      Então estou procurando um local para fazer a 2ª revisão:

      - Filtro de Óleo Motor;
      - Óleo Motor;
      - Bujão de Escoamento;
      - Filtro de Combustível;
      - Trava.

      Vou sim. Vou te mandar um email para a gente combinar.
      E você realizar um teste drive no Fox 1.6 para disponibilizar no site!!! rs

      Abraço!

      Excluir
    5. Bogado,

      Veja que a VW dá um mês (ou 1.000 Km) de tolerância do prazo para a realização das revisões. Não foi o caso?

      Se são só esses itens preconizados para a segunda revisão, você pode resolver num autocenter, tipo Dpaschoal. Aproveite e peça um diagnóstico (costuma ser gratuito) dos sistemas de suspensão e freios.

      Eu faço muitos serviços com a Dpaschoal de Friburgo, que é ótima, mas cada loja é uma loja e não conheço as do Rio.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  3. Ouvi dizer que o ponto fraco do New Fiesta Titanium seria o consumo. Confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio,

      O meu roda cerca de 80% do tempo em estradas e tenho conseguido médias acima dos 13 Km/l com gasolina. Nem eu nem minha esposa, quem dirige a maior parte do tempo, temos muita preocupação com consumo, nossa preocupação é sempre com segurança, ou seja, é redução de marcha e pé embaixo em curvas e ultrapassagens.

      Lembre-se de que consumo depende muito do trânsito e do "pé" de quem dirige.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
    2. Em números absolutos é uma boa média! Achei este New Fiesta muito interessante, pelo menos nas avaliações que assisti ou li na internet. Tem um design moderno, esportivo, além de tecnologia. Essa cor azul é bem legal. Não cai na vala comum, mas também não é extravagante. O branco e o vermelho também caem bem. Depois, se possível, poste mais fotos e impressões do carro, além da manutenção daqui pra frente.
      Parabéns pela aquisição.
      abs
      Antonio

      Excluir
    3. Antonio,

      Pretendo escrever um "impressões" em breve com ele. Acabei de fazer a 2ª revisão (de um ano) e ficou em R$ 320,00.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  4. Prezado Bruno, tenho um Renault Megane Grand Tour. O carro é fantástico, porém quando o comprei em 2011, o vendedor me garantiu que ficaria em produção até 2014, porém em 2012 a Renault descontinuou o carro. Paguei 50 mil e o carro tem direção elétrica, freio a disco com ABs e EBd nas quatro rodas. É econômico (16 km/l na estrada, com gasolina, ar ligado) e tem um espaço enorme, com porta malas de 520 litros. O carro que eu gostaria de pegar seria o Citroen C4 1.6 Lounge THP. Porém, no momento as parcelas ficariam muito elevadas, o que não quero. Então, pensei em "descer de nível" para poder quitar o novo carro em até 3 anos e, então, subir para a categoria que eu quero. Fiz teste drive no C4 THP e é fantástico. Fiz teste no C3, porém achei o carro barulhento e o câmbio de 4 marchas dá trancos em excesso e é muito beberrão, com números quase na metade do que o meu atual Megane faz. Dentro da Renault, tenho como opções o Duster, porém mesmo o mais completo é inferior ao meu atual carro. Já o Fluence, dizem que é excelente, porém o acabamento interno é pobre e o carro acho horrível, feio por dentro e por fora. Nas minhas pesquisas, acabei me interessando pelo New Fiesta Sedan Titanium Powershift. O que você, que conhece mais de carros, teria a me dizer? Meu atual Megane perde a garantia de 3 anos em outubro e ainda faltam 27 aparcelas. Esta semana quitarei o carro. O que você recomenda: - pego um New Fiesta Sedan ou guardo dinheiro para comprar o C4 daqui a 1 ano ou pouco mais? Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,

      Obrigado pelo "conhece mais de carros", mas sou apenas um curioso...

      Veja, o "meu" descer de nível foi de um carro que eu não gostei (o novo Honda Civic) para um carro que sempre gostei (o New Fiesta).

      No seu caso, o descer de nível pode ser mais traumático uma vez que você diz, com razão, que o Megane Grand Tour é fantástico. Conheço bem a Grand Tour pois temos algumas na frota do meu trabalho (todas 1.6 com câmbio manual) e, de fato, é um excelente carro.

      Particularmente considero o C3 inferior ao New Fiesta e ao Peugeot 208 que são, na minha opinião, os melhores hatchs pequenos do nosso mercado. Concordo com sua análise do carro.

      O Renault Duster não pode ser comparadao a Grand Tour, pois tratam-se de produtos bem distintos. O primeiro foi projetado exclusivamente para mercados emergentes para ser um produto de baixo custo, enquanto o segundo tinha de agradar famílias da classe média francesa. Um ex dono de Grand Tour não vai ficar satisfeito de Duster.

      O New Fiesta Sedan tem bons atributos para lhe agradar. Apenas tenha em mente que, mesmo com um grande porta malas, ele é um hatch pequeno, com espaço interno limitado e um banco traseiro bem apertado. No comportamento dinâmico (estabilidade, freios, etc.) está um degrau(zinho) abaixo da Grand Tour, mas nada que faça você sentir falta da perua da Renault.

      Agora, se seu sonho é mesmo o C4 THP eu não teria dúvidas. Você já tem um excelente carro em mãos. Fique com ele mais um pouco e junte dinheiro para o carro que você relmente quer. Se a Grand Tour é sua desde zero e se você foi zeloso com a manutenção não deverá ter dores de cabeça. E mesmo que precise arcar com um ou outro reparo fora da garantia é provável que saia mais barato do que pagar parcelas do New Fiesta Sedan.

      Espero ter ajudado.

      Forte abraço,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  5. Olá, bom dia Bruno!

    Meu amigo quando digitei no google new fieta sedam ou honda civic
    eu achei o seu blog.
    o minha duvida é imensa, eu tenho um fiesta hatch, porém acho que chegou a hora de trocar de carro, como as coisas melhoraram aqui em casa quero subir de categoria, ai que está a duvida. Passar para um civic "ou" subir um degrau menor , no caso um new fiesta. em fim, quero um sedam porque meus filhos cresceram porém fico pensando se´ra que é a hora de ir logo pra um civic" sou apaixonado pelo painel do civic" mas gosto da ford no caso o fiesta que também está bem equipado. fico pensando pagar 55 mil num new fiesta ou interar mais 10 mil e pegar logo um civic por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brasil RJ!

      Devolverei a pergunta: os dois carros valem o que custam. Tanto o New Fiesta quanto a Civic são as referências em suas respectivas categorias.

      Acho que a sua questão é financeira: por R$ 55.000,00 o New Fiesta é uma das melhores escolhas. Por R$ 65.000,00 o Civic é uma das melhores escolhas.

      Eu decidiria da seguinte forma: interirar R$ 10.000,00 é tranquilo? Vai atrapalhar outros planos, como viagens? Se for tranquilo, vai de Civic, um carro maior, mais espaçoso, melhor comportamento dinâmico, etc... Se colocar mais R$ 10.000,00 for te apertar, de modo a você ter de abrir mão de alguma outra coisa, vai de Fiesta, ele será muito superior ao seu antigo Fiesta e você terá um produto moderno e seguro. O único senão do Fiesta é o espaço no banco de trás, bem mais apertado que o antigo. Assim, leve a família toda ao test drive.

      Boa sorte com seu carro novo!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
    2. Valeu Bruno!!!! Muito obrigado
      Já me deu uma definição...

      Excluir
  6. Boa tarde
    Estou (estava) na dúvida entre o New Honda Fit e o New Fiesta automático (titanium).
    Hoje fiz test drive nos dois carros.
    O Honda, não tem como dizer que não passa uma confiança muito grande, cãmbio perfeito, o que andei era o azul lindo................mas senti o carro meio duro, não achei confortável como imaginava, mas era a versão Top e não dá para dizer que não é ótimo.
    Depois, fumei à Ford para fazer o test drive no New Fiesta. Eu adorei o conforto (aliás acho que a Ford prima muito por isto), o câmbio de dupla embreagem funcionou perfeitamente, com aqueles 3s (salvo engano) para a gente acelerar e o carro segue (mesmo na subina íngreme) sem recuar um centímetro que seja.......
    Amei!
    E fazendo as contas (no meu caso comprarei o carro com desconto pois tenho carteira especial), são uns 5 mil de diferença a favor do New Fiesta.
    E assim, achei que o New fiesta Tittanium deu dez a zero no Honda Fit nos acessórios e equipamentos, sem falar no câmbio com 6 marchas e do motor 1.6.

    Não entendo nada de carros, venho pesquisando há certo tempo pois vou vender meu Gol Power 1.6 e comprar o automático, mas na minha ignorância automotiva deu bem para ver que o New Fiesta para mim será uma bela jogada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      A internet tem diminuído a distância entre entender e não entender de carro.

      No seu caso, você ficou em dúvida entre ótimos carros de nosso mercado. Também cogitei a compra do Honda Fit (já tive dois Civics e gosto muito da marca).

      Porém, acho o Fit caro. Seu posicionamento de mercado deveria ser de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00 mais barato. Aí sim seria uma excelente compra.

      Como você disse a compra do Fiesta será mesmo uma bela jogada!

      Sucesso com seu novo carro!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  7. Bruno,
    Estou loco para pegar um New Fiesta Sedan Titanium Powershift mas estou muito desconfiado com a quantidade de vídeos no youtube e reclamações no RECLAMEAQUI sobre o câmbio robotizado. Na maioria dos casos relatados, as pessoas afirmam que, aproximando-se dos 10 mil km, surge de um barulho estrondoso nas trocas de marcha e o carro as vezes "treme" ou "patina" durante as trocas, segundo relataram.

    O que você sentiu nesse tempo? O powershift tem atendido bem? Esse tipo de problema ocorreu?

    Realmente preciso sanar essa dúvida pra escolher entre o mecânico e o automatizado, mas realmente queria me livrar uma vez na vida do câmbio mecânico. heheheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá acz,

      Eu já comprei o meu com 11.000Km.

      O câmbio da minha unidade funciona muito bem. Nunca senti patinar além da conta, ou tremer, ou fazer barulho.

      A única coisa que me incomoda é um barulho metálico que ele faz quando passo por vias irregulares. Pesquisei sobre o barulho e vi que o barulho é do câmbio e que outros carros com câmbio robotizado de dupla embreagem (como o Golf) também sofrem deste problema.

      Também já li os relatos a que você se refere. veja se não são todos referentes a modelos 2013/2014. Geralmente as fábricas corrigem esse tipo de coisa nos anos/modelo seguintes e se você for pegar um zero já será 2014/2014.

      Boa sorte com seu novo carro!

      Bruno Hoelz

      Excluir
    2. Amigos! Também estou louco pra pegar um new fiesta titanium powershift, mas muitos relatos tem me desanimado, pois parece haver um problema crônico justamente no câmbio powershift, vejam no link abaixo.
      http://www.newfiestaclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=1411

      Excluir
    3. Olá Anônimo, a essa altura já desisti do meu...

      Dê uma olhada na nova postagem:

      http://www.gostardecarros.blogspot.com.br/2014/07/ford-fiesta-titanium-powershift-quando.html

      Se ainda estiver animado e quiser comprar o meu......... hehehe

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  8. Olá Bruno, tudo bem?
    Estou no mesmo caso que você estava, mas o meu é um Civic 2009 manual... e estou doidinho pra pegar o Titanium Powershift... masssss após ler diversos artigos relatando problema de barulho, perda de potência, desgaste prematuro das embreagens, etc... estou com muito receio de adquirir o carro, pois pegarei um semi-novo.
    Minha pergunta é, valeu a pena a troca? Como você relatou, tenho as mesmas dúvidas que você tinha, como "descer" o nível (no geral), entre outras...
    E o seu não apresentou nenhum problema dos crônicos, apresentado pela maioria?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Dos problemas relatados, vou contar como o "meu" tem se comportado:

      Barulho: ele faz, de fato, um pequeno ruído metal com metal quando anda em ruas de paralelepípedos. O ruído é bem menor do observado nos automatizados de dupla embreagem da VW (Focus, Passat), mas existe. Confesso que não me incomoda...

      Perda de potência: Nunca senti...

      Desgaste prematuro das embreagens: Comprei o meu com 10.000Km. Ele está agora com 19.000Km. Por enquanto não senti nenhuma anormalidade...

      Minha maior chateação aconteceu por esses dias: a luz do air bag acendeu e a concessionária levou 4 dias para resolver o problema, que era falta de aterramento de um chicote elétrico. As borrachas de vedação das portas também parecem frágeis e estão rasgando nas pontas. Fora isso, o carro tem se comportado bem.

      Gosto muito, muito mesmo do Civic 2006/2011.

      Em relação ao New Fiesta, acho que meu antigo Civic 2012 é inferior a ele, mas o seu 2009, na minha opinião, é superior...

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  9. Olá amigo também estou na duvida mais com outra marca o New Fiesta Sedan Titanuim Power shift e o HB20S Premium manual mais andei lendo a respeito da suspensão do HB20 que é muito mole na sua opinião qual deles é melhor em várias aspectos.

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo também estou na duvida mais com outra marca o New Fiesta Sedan Titanuim Power shift e o HB20S Premium manual mais andei lendo a respeito da suspensão do HB20 que é muito mole na sua opinião qual deles é melhor em várias aspectos, outra coisa o New Fiesta é um carro confortável não é muito duro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Roberto,

      Não conheço o HB20 S. Particularmente não sou fã da Hyundai, menos pela qualidade dos carros e mais por algumas políticas de pós venda da marca.

      O ideal seria você fazer um test drive em ambos. O New Fiesta tem a suspensão mais durinha sim, ainda mais na versão titanium, que tem pneus de perfil baixo. Lembra um pouco os Honda Civic 2006/2011.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  11. Parabéns pelo artigo Bruno.

    Também estou na dúvida entre pegar um NF Sedan Titanium PS, ou um New Civic 2014 Lxr zero. Falo do 2014 porque com o lançamento do 2015 o preço melhorou.

    O que acha que é mais carro? Minha preocupação maior é com desgaste e revisões, todo mundo elogia a Honda, e os preços de revisão, inclusive tenho um amigo que comprou um Civic 2013 zero e no mesmo ano comprou um Ford KA zero, ele disse que as revisões do KA são mais caras do que a do Civic, será que isso confere? Enfim, compensa investir 62 mil reais no NF ou melhor pegar o Civic por 70k? Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, agradeço o elogio!

      Todo carro de categoria superior é "mais carro": terá comportamento dinâmico, espaço e conforto superiores. Equipamentos, nem sempre.

      O que importa descobrir é se o valor que se pagará a mais vale o ganho do carro superior.

      No caso do Fiesta x Civic, penso que R$ 8.000,00 é um valor baixo para você subir de categoria e ficar com o Honda. Principalmente por que, neste caso, você comprará um carro mais caro e a manutenção será a mesma (ou até mais barata!) que a do Fiesta.

      Ei iria de Honda Civic.

      Boa sorte com seu novo carro!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  12. Olá, Bruno! Excelente texto! Você tem experiência com um Fluence? Tenho um Fluence CVT 11/11 e estou pensando em trocá-lo por um New Fiesta Sedan Powershift pensando em ganhar "compactação" (o Fluence tem uma "chatice" de 1,81m de largura!) e estabilidade/dinâmica de direção (o Fluence tem uma dinâmica de condução excelente, mas a frente começa a oscilar depois dos 140km/h e é um pouco sensível a ventos laterais, embora seja muito confortável na cidade - a Renault fez um notável acerto na suspensão). Entretanto, na sua resposta de 26/05/14 (12:28), você diz que "No comportamento dinâmico (estabilidade, freios, etc.) está um degrau(zinho) abaixo da Grand Tour, mas nada que faça você sentir falta da perua da Renault.". Como andei lendo que o Fluence é superior em comportamento dinâmico ao Megane e à Grand Tour, desconfio, então, que o Fiesta seria inferior, talvez pouco também, ao Fluence. Você teria alguma opinião? Obrigado e parabéns pela compra, Clayton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayton, obrigado pelas gentis palavras!

      Passada a lua de mel com o Fiesta, descobri que o carro oferece bem menos do que eu esperava. Isso rendeu até outra postagem, confira em:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2014/07/ford-fiesta-titanium-powershift-quando.html

      Na verdade, até já me desfiz dele: comprei um Honda Civic 2010 e estou preparando uma postagem sobre isso.

      Não conheço o Fluence, mas na frota do meu trabalho temos uma Grand Tour que eu acho fantástica. Se o Fluence for, de fato, superior à Grand Tour, a sua decepção com o Fiesta será grande.

      Descobri que tudo o que lemos na imprensa especializada diz respeito ao primeiro contato com o carro. E o meu primeiro contato com o Fiesta foi muito bom, ele parecia estável e veloz, mas a convivência revelou um carro bem irritante.

      Não acho que um dono de Renault Fluence ficaria satisfeito com um Ford Fiesta, talvez no início, mas não depois de um tempo de convivência.

      O Honda Fit lhe agrada? Tem bastante espaço interno, dimensões externas compactas e uma probabilidade menor de lhe causar aquela sensação de "andei para trás".

      Boa sorte na sua compra.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

      Excluir
  13. Poxa, que pena (será!? rs). Lerei o post imediatamente! Abraço e obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, o New Fiesta Hatch Titanium eh muito bom, ate os primeiros 10 mil, depois o cambio comeca a trepidar e nao para mais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no fim o New Fiesta foi tão ou mais decepcionante que o Civic 2012...

      Hoje tenho um Civic 2010 e é o melhor carro que já tive. Ou estou ficando um velho chato ou a indústria automobilística passou a fazer boas centrais multimídia com carros medíocres em volta.

      Exceção, é claro, para o primoroso Golf 2015. Dirigi um há alguns dias e passei a sonhar com um Highline manual. Umdia... Um dia...

      Excluir
    2. Bruno Boa noite!
      Li este post, pois troquei a dois meses atrás o meu prisma 2013 (Branco) com 62000 Km por um New Fiesta sedam SE(manual) 2014 (Branco), fabricado no México com o painel emborrachado e com 16800 Km na Ford aqui em SM/RS. A proprietária tem 91 anos e o filho dela gostaria que ela parasse de dirigir. Para minha sorte ele esta em ótimas condições e a dirigibilidade é Ótima, como diz o meu vizinho parece uma nave. O que estranhei é que é um carro baixo e se eu não cuidar ele raspa nos quebra-molas e em rampas tem que subir devagar e na diagonal. Não passei de 160 Km mas em curvas a 120 Km é super estável. Algo que esta me deixando intrigado é que a marcha Ré desengata se não for bem feita. No mais estou satisfeito.

      Um grande abraço

      Excluir
    3. Olá, que bom que ficou satisfeito com seu Fiesta. Desconfio que versão mexicana é bem superior ao nacional.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

      Excluir

Seu comentário é bem vindo!