sábado, 23 de novembro de 2013

Como alugar um carro na Europa

Amigos,

Conforme prometido na última postagem, em que falo sobre as impressões do Peugeot 3008 Allure 1.6 HDi (leia aqui), apresentarei minha experiência pessoal no aluguel e condução de um carro em Portugal e Espanha, dando algumas dicas:

As locadoras geralmente são encontradas logo após o portão de desembarque - Foto: google imagens
RESERVANDO COM ANTECEDÊNCIA:

É importante reservar o aluguel com antecedência. Não recomendo chegar ao país que deseja visitar de carro sem reserva: pode não haver carro nenhum para alugar, ou apenas carros mais caros e o preço será consideravelmente mais alto.

Todas as grandes locadoras que atuam na Europa permitem, em seus sites, a simulação de preço para a locação, inclusive com preços dos acessórios, como GPS ou motoristas adicionais. No meu caso, o melhor custo-benefício foi na EUROPCAR, mas todas as grandes redes atuam na maioria dos países.

EUROPCAR: www.europcar.pt

 HERTZ: www.hertz.pt

ALAMO www.alamo.pt  (a "nossa" UNIDAS)

NATIONAL pt.nationalcar.com (a "nossa" LOCALIZA)

Os links estão direcionados para os sites Portugueses, que permitem a reserva em qualquer cidade Européia. Será necessário um cartão de crédito internacional e, na maioria delas,  ser maior de 21 anos.

Observe que, como no Brasil, sempre será reservado a categoria, e não o carro específico. Eu, por exemplo, reservei um Ford Focus SW "ou similar". No destino, poderia receber qualquer perua do porte do Focus.

CHEGANDO AO BALCÃO DA LOCADORA SEM PRESSA:

Dependendo do número de voos chegando, haverá um grande fluxo de pessoas se dirigindo ao balcão da locadora. Muitas vezes saem todos os carros mais baratos e os últimos da fila, se tiverem reservado esses carros, acabam ganhando um upgrade. Foi o que aconteceu comigo no aeroporto de Lisboa. Havia reservado um Ford Focus SW e era o último da fila. O casal da frente levou um Skoda Fabia SW (o "similar" ao Focus) e eu ganhei o upgrade para o Peugeot 3008.

VALE A PENA PAGAR POR EQUIPAMENTOS EXTRAS?

O pedágio cobrado manualmente é raro em Portugal e Espanha. Geralmente reservam apenas duas ou três cabines com atendentes e as outras pistas exigem um daqueles dispositivos do tipo "sem parar" ou "via fácil". Em algumas estradas, só existe a passagem com o dispositivo eletrônico (fique atento às placas indicativas dessa modalidade, sob pena de ser multado). O preço do aluguel do dispositivo acaba valendo a pena pela segurança e comodidade. Na EUROPCAR custa pouco mais de 5,00 euros/dia.

O valor dos pedágios, assim como eventuais multas, é cobrado do cartão de crédito internacional em até 90 dias.

O GPS é outro dispositivo cujo aluguel na própria locadora acaba compensando. No meu caso, o valor cobrado por 11 dias foi inferior ao valor que eu gastaria para baixar os mapas no meu GPS. O equipamento é constantemente atualizado pela locadora e garantirá uma viagem mais segura. Na EUROPCAR custa pouco mais de 20,00 euros/dia.

Apesar disso, é recomendável a manutenção de um mapa impresso, que pode ser adquirido em postos de gasolina, uma vez que observei o sinal falhando algumas vezes em estradinhas rurais

PID - PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR:

As locadoras Portuguesas não exigem a PID no momento do levantamento do veículo, apenas passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação Brasileira. Numa eventual abordagem policial, a CNH Brasileira também é válida em Portugal. Na Espanha, embora a regra seja a mesma, existem relatos de viajantes que tiveram problemas com policiais rodoviários por estarem apenas com a CNH Brasileira. Na dúvida, eu fiz minha PID, mas não precisei mostrá-la a ninguém.

CONFERINDO COMBUSTÍVEL E ESTADO DO CARRO:

Assim como no Brasil, é importante conferir se o tanque está cheio e se as eventuais avarias estão anotados no mapa próprio (que possui um desenho dos quatro lados e teto do carro). No 3008, havia riscos no para choque que não estavam anotados e tive de solicitar ao funcionário que me entegava o carro que o fizesse.

Lembre-se de entregar o carro com o tanque cheio na volta e de que poderá ser cobrada taxa de lavagem, caso o carro esteja muito sujo. Entreguei o 3008 um pouco empoeirado e com um pequeno novo arranhado no espelho retrovisor, mas não houve problema.

DEVOLVENDO NA MESMA ESTAÇÃO DE LEVANTAMENTO:

Devolver o carro em uma estação da locadora diferente do levantamento geralmente implica num custo alto com taxas extras. Como as companhias aéreas funcionam da mesma forma, é interessante programar chegada e saída por uma mesma cidade, levantando e devolvendo o carro também na mesma cidade. Na dúvida, simule outras condições no site da locadora.

DIRIGINDO NA EUROPA:

Portugal, Espanha e a maioria dos países Europeus tem regras semelhantes às Brasileiras. Apenas o Reino Unido apresentará maiores dificuldades devido a direção no lado direito. Na próxima postagem falaremos sobre como se comportar nas cidades e estradas Européias e sobre os serviços self-service de abastecimento.

Um forte abraço e até a próxima,

Bruno Hoelz

5 comentários:

  1. Parabéns amigão, comigo já são quase 31 (30,815) pessoas a visitar seu blog (ou brog para os framenguistas). Abraço do Nanss

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  2. achei um excelente motor de busca de aluguel de carros http://www.airportpark.com.br/aluguel-carros.html aonde ele ja procura as melhores tarifas entre as empresas de aluguel de carros.

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    1. Ferramenta interessante, parecida com o booking.com, por exemplo. Pesquisa empresas pequenas e permite avaliação dos usuários.

      Cuidadi apenas com as empresas muito pequenas, podem ser boas, mas não costumam ter assistência em mais de um país.

      Bruno Hoelz

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  3. Realmente é muito importante saber a qualidade da impressa e de
    seus Veiculos
    para melhor confiança da empresa

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