quarta-feira, 6 de março de 2013

Carro na garantia, revisão na concessionária

Amigos,

Todo entusiasta por automóveis tem seu mecânico de confiança. Porém, ao decidirmos comprar um carro zero, acabamos por ficar "obrigados" a efetuar as revisões na concessionária da marca. Isso, se não quisermos abrir mão da garantia.

Algumas marcas oferecem cinco, até seis anos de garantia, o que torna a compra de alguns usados mais segura, pois poderemos contar com sua garantia por algum tempo. Mas ao mesmo tempo, a aquisição traz as mesmas dúvidas do comprador de carro zero.

Não concordo com a afirmação de que os carros antigos duravam mais. Qualquer um com mais de quarenta anos vai se lembrar dos sérios problemas de corrosão, da quilometragem com que se substituíam os pneus, dos problemas de superaquecimento, da durabilidade da suspensão, dentre outros. Os carros atuais são mais seguros e confiáveis, não tenho dúvidas. Mesmo assim, não recomendo abrir mão da garantia.
Ferrugem - Foto: blog Auto Serviço
Sendo assim, como podemos garantir que a concessionária vai efetuar um bom serviço? Ou mesmo não vai efetuar serviços desnecessários? Primeiramente é importante acabar com generalizações do tipo "a marca x sempre empurra serviços desnecessários". Não existe marca ruim, existe concessionária ruim. Como todo negócio, existem empresários sérios e comprometidos e existem empresários desonestos, que impõem metas de venda para a oficina que, quando se vê apertada, acaba vendendo serviços de que o consumidor não precisa.

Como evitar isso e garantir que seu carro receberá a manutenção preventiva necessária e correta?

Primeira e mais importante dica: MANUAL DO PROPRIETÁRIO! Nele você encontra os itens que devem ser substituídos, verificados ou regulados e a quilometragem certa para se fazer isso. Esses itens são obrigatórios para que o manual receba o carimbo de revisão e para que o veículo mantenha suas condições de garantia.

O manual é importante, pois muitas vezes anos-modelos diferentes tem especificações de manutenção diferentes e muitas concessionárias padronizam os serviços. Assim, compare o orçamento da concessionária com o preconizado no manual do carro e só o aprove quando estiver tudo igual.

Segunda dica: a concessionária, ao realizar os serviços "obrigatórios" vai checar diversos itens que não tem quilometragem certa para substituição, ou seja, são trocados quando estão no final da vida útil. Se você ainda não confia totalmente na concessionária escolhida, peça um orçamento desses itens e leve o carro ao seu mecânico de confiança. Sua checagem provará a idoneidade da concessionária e, o melhor, você até poderá efetuar as substituições com seu mecânico, pois essas peças de desgaste natural não são cobertas pela garantia.

Aqui um alerta: ao efetuar um serviço fora da concessionária que danifique algum componente do carro ou use peças fora das especificações, isso poderá acarretar na perda da garantia. Isso vale também para a instalação de acessórios, como som ou vidros elétricos.

São alguns exemplos de peças de desgaste natural, sem quilometragem preconizada para troca: pastilhas e discos de freio, lonas e cilindros de freio, molas, amortecedores e buchas de suspensão e seções do escapamento. Os serviços de alinhamento e balanceamento também podem ser efetuados fora da concessionária, uma vez que são apenas recomendados pelos fabricantes.

Lembrem-se ainda que existem componentes que devem ser trocados por tempo, como o fluído de freio, que acumula umidade e a maioria dos fabricantes preconiza sua troca a cada ano. A informação constará sempre do manual do proprietário.

Terceira dica: não desconfie demais da concessionária. Muitas vezes, sua recomendação será válida. Um exemplo: alguns carros tem a troca de óleo preconizada a cada 15.000 ou até mesmo 20.000 quilômetros. A maioria dos fabricantes recomenda diminiuir o tempo pela metade quando em determinadas condições. Veja se o seu caso se enquadra quando a concessionária sugerir a troca em intervalos menores. Mais uma vez toda a explicação estará no manual do proprietário.

A troca de óleo é um importante item de manutenção preventiva - Foto icarros
Você poderá se surpreender com o bom atendimento e o preço de algumas. Dentre os veículos que acompanho a manutenção, temos uma Toyota Hilux SW4 e um Honda Civic, ambos modelo 2007, ambos com mais de 100.000 quilômetros rodados que ainda visitam a concessionária, pois os preços são próximos de mecânicos independentes e o serviço é bom.

Quarta dica: pesquise preços. Hoje, muitas marcas mantém em seus sites os preços fixos das revisões. A Ford, por exemplo, estampa em seu site até os valores parcelados. Exija o valor diviulgado. No caso das marcas que não adotaram essa prática, pegue ao menos três orçamentos, pois as diferenças de localização e tamanho poderão significar preços bem distintos. Nessa pesquisa você poderá ainda comparar a recomendação de serviços extras.

Quinta dica: acompanhe os serviços, ou pelo menos conheça a oficina. Desconfie das concessionárias que não permitirem o acompanhamento da revisão. Hoje em dia é prática comum que os mecânicos estejam preparados para explicar diretamente ao proprietário os serviços que estão sendo executados.

Ao visitar a oficina você poderá verificar a limpeza, organização, maquinário, ferramentas, ou seja, tudo que animará ou não uma próxima visita.

Sejam felizes com o carro novo e até a próxima!

Bruno Hoelz
 

81 comentários:

  1. Excelente postagem, Bruno...

    Ia sugerir para você este assunto, principalmente depois do ultimo post seu sobre o UNO...
    Se valeria a pena realmente manter uma garantia de 5 anos (HYUNDAI, por exemplo) gastando uma boa quantia obrigatória em troca de peças que talvez nem tenha necessidade.

    Vou aproveitar o comentário e te fazer uma pergunta:

    Será que vale a pena arriscar num carro totalmente novo (HB20)?? Qual vai ser o comportamento dele daqui a um ano ou dois (tanto em desempenho, quanto também em custo de peças extras em revisões que não atendam a gatantia)???
    Vale mais a pena uma garantia longa como da HYUNDAI ou uma curta como da FORD?

    Grd Abs...

    Bogado

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    1. Bogado,

      Antes de mais nada, é importante esclarecer que existem duas Hyundai no Brasil.

      A primeira, a Hyundai Caoa Montadora, representa a marca Coreana no Brasil desde 1999 importando seus modelos e fabricando, no Brasil, o Tucson flex.

      Sobre esta, temos vários relatos de problemas no pós venda, como preços abusivos, funcionários despreparados e a polêmica questão da potência do Veloster, dissecada com competência pelo ADG, do canal de vídeos "Tudo Sobre Carros" em dois vídeos, que você pode assitir em http://www.youtube.com/watch?v=HyPWfvivz8w e http://www.youtube.com/watch?v=jzBdaKENUak.

      A segunda, a Hyundai Motor Brasil, talvez uma tentativa de melhorar seus serviços no Brasil, é uma filial direta do fabricante Coreano e é quem fabrica o HB20.

      Não encontrei em nenhum dos dois sites informações sobre o preço das revisões, mas podemos esperar um melhor atendimento (e preço) por parte da Hyundai Motor Brasil.

      Tentando responder a sua pergunta: o HB20 parece ser um produto de qualidade mundial, como os demais carros da Hyundai. Não sabemos ainda como será o custo das revisões, mas pelo que entendi até agora ambos os grupos poderão comercializar o carro e efetuar as revisões do HB20. Assim, fuja da Caoa! Sei que falei na postagem que não existem marcas ruins, mas no caso da Hyundai, e principalmente da Caoa, a quantidade de concessionárias ruins é grande.

      Quanto ao comportamento do carro, a revista Quatro Rodas tem um modelo 1.6 na frota de testes de longa duração. Ele já efetuou a revisão dos 10.000 km e, estranhamente, a revista não falou sobre custos. Limitou-se a reclamar sobre terem deixado uma bandeja defletora suja de óleo. veja o acervo digital da revista em
      http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/

      Lembre-se que, se sua dúvida é entre o HB20 e um carro com um ano de garantia e se você realmente gostar mais do HB20, você poderá simplesmente abrir mão da garantia e efetuar a manutenção com seu mecânico de confiança. Porém, saiba que um carro com cinco anos de garantia, sem garantia, desvalorizará mais.

      Uma boa dica é pesquisar sobre o HB20 nas redes sociais e nas páginas de reclamação de consumidores. O site do Reclame Aqui, por exemplo, registra um grande número de queixas sobre o HB20, embora a maioria seja por atrasos na entrega.

      Espero tê-lo ajudado!

      Abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Pesquisando no Reclame Aqui, encontrei esta reclamação que me chamou a atenção, e passei a fazer uma pesquisa com pessoas que tem carro, sobre este tal de protetor de cárter.

      http://www.reclameaqui.com.br/4378172/hyundai-motor-brasil-hb20/hb20-sem-protetor-de-carter-fundiu-o-motor-aguardo-retorno/

      E para a minha surpresa, ou as concessionárias estão fazendo de sacanagem, mas parece que não tem vindo nos carros ou nem oferecido pelos vendedores.

      Tenho um amigo que tem um FOX 2012/2013 e descobriu depois de 5 meses de carro que o veículo não veio com este protetor de cárter.

      Na minha visão, acho um absurdo esta peça não vir de fábrica, já que é um item muito importante.

      Abraço!

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    3. Bogado,

      De fato o protetor de cárter não é um item de série na maioria dos modelos.

      Não me parece um problema que seria exclusivo do HB20. Poderia ter acontecido com qualquer carro sem protetor de cárter (claro, é um acidente raro...). E outra coisa: eu teria parado imediatamente após o impacto e não rodado "mais um pouco" como ele relata.

      Quando comprar seu carro novo, instale logo o protetor!

      Abraço,

      Bruno Hoelz

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    4. Um colega do trabalho foi a uma concessionária da NISSAN (está interessado no VERSA). O vendedor comentou com ele sobre o protetor de cárter e disse que na Europa nenhum carro vem com isto. Segundo ele pois as ruas e estradas são melhores. E que costuma vir em carros off-road.

      Curiosidade:
      Você tem dias específicos para as postagens??

      Abraço

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    5. Vou pesquisar a questão do protetor de cárter para uma postagem que estou preparando referente as peculiaridades do mercado brasileiro.

      Tenho dia e hora certos para novos posts. Expliquei isso na segunda postagem. Essa semana atrasei e transformei o motivo do atrao no post "Personal car".

      Abraço!

      Bruno Hoelz

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  2. Boa Noite!

    Seu Blog está muito bom; bem elucidativo. Gostaria que você comparasse qual dos carros - entre Cruze da Chevrolet e Jetta da Volks - é superior?
    Existe uma diferença grande de valor entre eles...

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    1. Olá Anônimo das 18:46, obrigado pelo elogio!

      Você está se referindo às versões topo de linha, certo?

      Nas versões de entrada, o Jetta Confortline e o Cruze Sedan LT tem valores de tabela parecidos, na casa dos R$ 65.000,00. Na "vida real", o Cruze sai por volta de R$ 3.000,00 mais barato que o Jetta, tanto na versão manual quanto na versão automática.

      Nessa configuração, considero o Cruze um carro superior, pois possui um moderno motor 1.8 litros, 4 válvulas por cilindro, injeção sequencial e que rende 144cv com álcool. O jetta, por sua vez, usa um "não tão moderno assim" motor 2.0 litros, 2 válvulas por cilindro, injeção multiponto e que rende 120vc com álcool.

      Na prática, o Cruze é um carro mais ágil e mais econômico, contando ainda com uma marcha a mais no caso de estar equipado com câmbio manual (o automático de 6 marchas é comum aos dois). No conforto, conheci os dois e até achei o Jetta mais "aconchegante", principalmente a bonita versão com interior bege que tive a oportunidade de experimentar. Porém, não acho que compense a defasagem tecnológica em relação ao Cruze.

      Agora, se você se refere às versões topo de linha a conversa muda. O Jetta Highline 2.0 TSi custa cerca de R$ 10.000,00 a mais que o Cruze Sedan LTZ e vale cada centavo! É outro carro! Seu motor turbo com injeção direta rende 200cv e o deixa como um dos melhores sedans nessa faixa de preço. Claro, equivale em acabamento e equipamentos à sua versão mais mansa, então é carro para entusiastas.

      São dois bons carros, ambos de nível europeu ou americano (lá atuando em categorias diferentes, é claro...).

      Espero ter respondido integralmente seu questionamento. Fique à vontade para perguntar mais e não deixe de conferir as novidades do blog.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

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  3. Bruno, tenho um Santa Fe 2011 3.5 com 27 mil km e precisando trocar pastilhas de freio. Os discos ainda estão bons, talvez precisando de um passe para tirar pequenas rebarbas.
    A CAOA cobra pelas pastilhas dianteiras cerca de R$ 490 e traseiras cerca de R$ 350. Fora mão de obra em torno de R$ 150 e mais valor não informado pelo serviço nos discos de freio que é feito por empresa terceirizada.
    Meu mecanico de confiança me garantiu que existem excelentes pastilhas de freio no mercado pela metade do preço cobrado pela CAOA e com o custo de M.O. que ele cobrará também pelo trabalho nos discos, ficará pela metade do preço.
    Como não é iten obrigatorio de troca na concessionaria, vc ve algum problema em fazer essa substituição fora da CAOA?
    Obrigado
    Bruce

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    1. Prezado Bruce,

      A princípio não vejo problemas na substituição fora da Concessionária.

      Recomendo apenas alguns cuidados: adquira pastilhas de boas marcas, como Vargas, Teves ou TRW; verifique se seu mecânico está familiarizado com o processo no Santa Fe, principalmente sobre como retrair o pistão para abrir a pinça de freio e assegure-se que, após o serviço nos discos, eles ainda estejam com a espessura mínima recomendada pela Hyundai, caso contrário, troque-os também.

      Fazer a pinça "abrir" é o principal problema de alguns importados e onde pode haver danos durante o serviço. Não é o caso do Santa Fe, mas alguns carros só abrem as pinças através de um comando com scanner plugado no sistema, caso de alguns VW Passat e Variant.

      Abraço,

      Bruno Hoelz

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  4. Bruno, em primeiro lugar, parabéns pelo Blog.

    Tenho um Focus 1.6 GLX que completará 3 anos em novembro de 2013, e sairá do prazo de garantia. Ele está com 53 mil km e deve bater os 60 mil até o final do ano. Não pretendo fazer a sexta revisão na Ford, pois não sou mais "obrigado". Estou tentando custear a manutenção do carro para verificar se vale a pena mantê-lo ou trocá-lo. No seu primeiro post você cita alguns itens para se verificar. Diante disso, pergunto se existe alguma tabela com os principais fatores a serem verificados e a fequencia média de troca de cada item (ex: pneus a cada 60mil km, amortecedores a cada 80mil, ou algo do gênero). No manual consta apenas fluido de freio a cada dois anos. Aproveito para dizer que minhas possíves opções (caso decida trocar) seriam Cruze Hatch, Focus 3 hatch ou 308... Alguma sugestão?

    Obrigado, Marcelo

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    1. Olá Marcelo, obrigado pelo elogio!

      Mesmo não efetuando a manutenção do seu Focus na Concessionária, pode continuar a usar o manual do proprietário como "tabela" de serviços e prazos.

      Veja as postagens:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/04/uma-boa-revisao-parte-i-motor.html

      e

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/04/uma-boa-revisao-parte-ii-cambio.html

      A principal dificuldade para prever gastos a partir dessa quilometragem é que não existe prazo certo para alguns componentes: pneus, pastilhas de freio, amortecedores, entre outros, vão durar mais ou menos dependendo do uso. Assim, não dá para prever que sua troca irá ocorrer em X ou Y quilômetros rodados.

      Todo o resto, peças e serviços com prazo de quilometragem ou tempo, estarão previstos no manual.

      O que você deve fazer é continuar respeitando os intervalos de manutenção (no caso do Focus 10.000km) e solicitar ao seu mecânico de confiança que, durante os serviços já previstos, verifique pneus, sistema de freios, suspensão e confira todo o funcionamento da parte elétrica.

      Algumas dicas: Mesmo que não esteja na hora da troca, teste a umidade do fluido de freio. É interessante também verificar a entrada do corpo de borboleta e limpá-la, se for o caso. Por último, não se esqueça que correia dentada também se troca por tempo e fique muito atento ao serviço, pois o mecânico tem de travar o comando com o cilindro 1 em ponto morto superior sempre, sob pena de tirar o motor do "ponto".

      Eu não me preocuparia, pois um Focus com essa quilometragem ainda tem muito chão pela frente, ainda mais se tratando de um carro que é seu desde zero e que, pelo visto, está com a manutenção em dia. Agora, se você decidir, de fato, trocá-lo, fique de olho apenas nos custos do 308, pois sua manutenção é mais cara (mesmo fora da concessionária) e sua depreciação tende a ser maior do que a do Cruze e do Focus.

      Um forte abraço!

      Bruno Hoelz

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  5. Boa tarde, possuo um Nissan, March, e o carro com apenas 16.000 km apresentou barulho terrível, que foi identificado pela concessionário como sendo válvula, precisando regulagem e troca de 2/3 peças acessórias a elas.
    No entanto, a concessionária me ligou e disse que nunca viu um carro tão novo apresentar este problema e que a fábrica o informou que não existe cobertura da garantia de 3 anos, tendo-se transcorrido apenas 1 ano da garantia, e que eu teria que pagar.
    Obviamente recusei o pagamento, pois, as válvulas são componentes do motor que tem a cobertura dos 3 anos.
    O manual do proprietário não menciona (pelo menos não encontrei a informação) sobre válvulas especificamente.
    Como devo proceder?

    obrigada

    abçs

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    1. Olá Eliane,

      Estranha a postura da Concessionária. De fato o Nissan March tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, desde que você tenha feito as revisões preventivas, conforme preconizado no manual do proprietário. Veja que seu carro tem até assistência gratuita nos primeiros dois anos, com carro reserva, etc.

      Meu primeiro conselho é procurar outra concessionária. Acredite, o atendimento varia muito de uma para outra, apesar de todas representarem a marca. Não se surpreenda se até o diagnóstico desta que você visitou estiver errado.

      Caso não consiga o reparo em garantia, tente abrir uma reclamação na própria marca. A Nissan atende em 0800 011 1090. Hoje em dia as fábricas tem se preocupado muito com sua imagem e agem junto às Concessionárias para resolver problemas com o consumidor final.

      Poucos motores tem de regular as válvulas como manutenção preventiva, creio que os Nissan não regulem. Assim, não haverá menção ao serviço no manual do proprietário. Porém, se existe qualquer falha mecânica, a Concessionária deve resolver sem ônus enquanto for válido o período de garantia.

      Para haver a negativa na realização do serviço tem que existir uma explicação razoável. Por exemplo, se o carro rodou com o nível de óleo abaixo do limite ( e esta for a causa do problema) a Nissan poderia alegar "mau uso" e recusar-se a reparar o motor sem ônus.

      Espero tê-la ajudado.

      Boa sorte!

      Bruno Hoelz

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    2. Muito obrigada Bruno, eu já abri uma reclamação junto à Nissan, e prometeram resposta em até 48h, o q expirará no sábado.
      Qt ao diagnóstico, até acredito estar certo, pois, quem conhece e ouviu o barulho antes do carro ir pra concessionária, disse q era válvulas, mas como vc mencionou, a concessionária não pode se negar, apenas alegando q a fábrica os informou q não possui garantia.
      Vou aguardar até o sábado e contarei depois o q houve.
      Muito obrigada.
      Abçs

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    3. Ótimo, torço para que você resolva sem maiores problemas, afinal quando optamos por um zero quilômetro um dos pontos que mais pesam é a segurança financeira que a garantia nos dá.

      Bruno Hoelz

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  6. Olá Bruno, parabéns pelo blog. É louvável despender seu tempo para compartilhar seus conhecimentos.

    Preciso da sua ajuda quanto à revisão de 40.000 Km do meu Honda Fit.

    Em 2011, recebi uma tabela de revisão da concessionária em que comprei meu carro, informando que a revisão de 40.000 km, para um veículo 2009, custaria R$ 752,77. R$ 377,00 de mão de obra + R$ 375,77 de peças.

    Ao ligar agora para marcar a revisão, levei um susto ao ser informada que o preço da revisão padrão de 40.000 km seria de R$ 1.200,00.

    Sei que você recomenda pesquisar os preços em outras concessionárias, mas o agravante da situação é que no meu Estado as duas únicas concessionárias pertencem ao mesmo grupo, só muda o endereço.

    Liguei para o SAC da Honda para reclamar do preço, mas lá só me disseram que não podiam fazer nada porque a concessionária tinha autonomia completa para decidir o preço das peças e dos serviços. Falei que considerava isso um absurdo, mas atendente me disse que eles tem uma tal de uma lei Ferrari que impede as montadoras de interferir. De qualquer modo estou decepcionado com o atendimento do SAC da Honda, que nem queria registrar a reclamação. Só o fez depois que eu insisti muito.

    Diante desse aborrecimento, estou considerando não realizar essa revisão de preço absurdo. Ainda mais que meu carro não tem nem 20.000 km rodados.

    Para um veículo tão pouco rodado, é realmente necessário trocar todos os itens especificados em uma revisão de 40.000? De acordo com sua exeperiência, esse valor de R$ 1.200,00 condiz com o praticado no mercado e é justo?

    Agradeço se puder me ajudar com essa questão.

    Nei

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    1. Olá Nei,

      Agradeço o elogio. É um imenso prazer falar sobre automóveis e uma satisfação compartilhar alguma experiência adquirida após anos "sofrendo" para cuidar dos carros de família, amigos e trabalho.

      De fato, a chamada "Lei Ferrari", Lei nº 6.729/1979, que estabelece a relação entre fabricantes e concessionárias em seu art. 13 diz: "É livre o preço de venda do concessionário ao consumidor, relativamente aos bens e serviços objeto da concessão dela decorrentes."

      Assim, infelizmente, quando encontramos preços muito caros numa concessionária temos de procurar outra. Tarefa difícil no caso de um estado como o seu, com apenas duas lojas.

      Também cuido de um Honda e aqui no Rio de Janeiro tenho encontrado bons preços, provavelmente regulados pela concorrência.

      Essa revisão de 40.000km seria a quarta revisão por tempo, certo? Uma vez que você fala que seu carro não tem nem 20.000km.

      Vou tentar responder suas perguntas:

      Se for de fato a quarta revisão por tempo (quatro anos) pode haver itens que só seriam trocados caso atingidos os 40.000km. Dê uma boa estudada no manual. A regulagem de válvulas, por exemplo, é um serviço caro que exige a troca da junta do cabeçote e não precisa ser executado se o carro não atingiu os 40.000km. Peça um orçamento e verifique se estão sugerindo itens além dos previstos no manual e peça para executarem somente o previsto, é um direito seu mesmo em carros na garantia. Isso poderá reduzir a conta.

      Agora, seu carro é 2009 e não está mais na garantia, ou você adquiriu garantia estendida? Se não, uma outra opção seria procurar um bom mecânico e executar uma boa checagem no carro baseada no manual. Sim, sei que o bom mecânico é difícil...

      Agora, na minha opinião e observando os preços praticados aqui no RJ, R$ 1.200,00 por uma revisão de quatro anos é caro, principalmente para os padrões da Honda.

      Espero que você consiga efetuar a manutenção, pois tem um excelente carro nas mãos!

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz.

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    2. Muito obrigado Bruno,

      De fato, me refiro à revisão de 4 anos, mas meu carro tem somente 13.500 km rodados.

      Meu carro é 2009 e não está mais na garantia, pois não adquiri garantia estendida.

      Vou seguir seu conselho e tentar avaliar o orçamento que receber da concessionária.

      De qualquer forma, apesar dessa lei Ferrari, fiquei muito decepcionada com o atendimento que recebi do SAC da Honda. Acredito que se a concessionária tem autorização da montadora para utilizar seu nome, a Honda deveria ter mais interesse no atendimento que ela presta ao consumidor.

      De fato, a partir desse episódio, pesquisei na internet e são inúmeras as reclamações não respondidas pela Honda. Pelo visto a empresa não se preocupa com a sua imagem no Brasil, já deve estar vendendo carros demais.

      Fico triste porque, pela minha experiência, a qualidade do carro é boa - embora já tenha sido melhor. Apesar disso, diante desse péssimo atendimento da Honda, estou considerando mudar de montadora na minha próxima aquisição.

      Mais uma vez obrigado e parabéns.

      Nei

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    3. Olá Nei,

      É lamentável essa postura da Honda. Tomara que ela não esteja se tornando apenas mais uma grande "vendedora" de carros e deixando de lado um excelente pós venda que pudemos observar nos anos 1990 e 2000.

      Sei que é difícil, mas diante dessa má impressão que a Honda está lhe causando, procure pesquisar uma boa oficina independente. Dê uma olhada nessas postagens:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/04/uma-boa-revisao-parte-i-motor.html

      e

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/04/uma-boa-revisao-parte-ii-cambio.html

      Um forte abraço e boa sorte!

      Bruno Hoelz

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    4. Olá Bruno,

      Segue uma atualização dos fatos: Levei o carro para a revisão e realmente recebi um orçamento de cerca de R$1200,00, prevendo 2,9 horas de serviço para a revisão.

      Como meu carro possuía menos de 15.000km rodados, e no manual da própria Honda consta que o ajuste de válvulas só deve ser realizado com 40.000 km, solicitei que o ajuste de válvulas não fosse efetuado e, portanto, que o tempo desse serviço fosse retirado do orçamento. A concessionária me disse que isso não seria possível e que, caso eu não pagasse pela revisão completa, não carimbaria a revisão no meu manual de manutenção.

      Pior ainda, quando liguei para o atendimento ao cliente da Honda para reclamar, a atendente me disse que a Honda havia mudado a orientação e que o ajuste de válvulas precisaria ser realizado mesmo. Pedi que ela me enviasse essa informação por escrito, mas a atendente me disse que a Honda não dispõe de email para contato com cliente. Depois disso não tive mais retorno da Honda.

      Pesquisei no site da Honda e consta a mesma informação do meu manual: ajuste de válvulas somente aos 40.000 km, inclusive para os veículos fabricados em 2013.

      Não entendo como a Honda pode ter sido eleita a melhor pós-venda tendo um péssimo atendimento como esse. Não bastasse o mau atendimento da concessionária, a montadora também demonstra completa falta de seriedade e de respeito pelo cliente. Basta realizar uma busca simples pela internet para constatar o grande número de reclamações não respondidas.

      De qualquer modo, agradeço pela sua ajuda. É uma pena que essas empresas considerem o consumidor brasileiro indigno de respeito.

      Nei

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    5. Olá Nei,

      É uma pena que a Honda tenha se juntado ao (grande) time das marcas cujos concessionários querem lucrar a qualquer custo, envolvendo o cliente em serviços desnecessários.

      A única explicação possível para esta insistência seria uma recomendação técnica da Honda para que a regulagem de válvulas se desse também por tempo. Como isso não foi dito, fica parecendo picaretagem mesmo.

      Cada vez mais penso que o um bom atendimento em garantia depende menos da marca e mais da concessionária em si. A Honda Hayasa de Niterói-RJ onde levo meu carro, é um excelente exemplo de boa concessionária, mas pelo visto seus pares pelo Brasil afora não estão na mesma sintonia.

      Você deveria esquecer essa concessionária e arrumar um bom mecânico para cuidar do seu carrinho, que por sinal é excelente.

      Um grande abraço e boa sorte!

      Bruno Hoelz

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  7. Olá Bruno,

    Minha dúvida dessa vez é sobre à transmissão automática da Peugeot. Primeiro o câmbio de 4 marchas. Dizem que é muito ruim. Acredito que seja verdade pelo facilidade de se encontrar reclamações na internet. Poderia por favor opinar?

    Por causa desse problema, comecei a estudar o 308 THP. Minha dúvida referente a esse conjunto é sobre o combustível. A fábrica recomenda utilização apenas de gaolina premium. Isso é verdade ou mito? Pergunto porque o preço do carro já é muito superior ao 2.0 AT de 4 marchas. Se tiver que abastecer com Podium a mais de R$3,00 o litro fica pior ainda.

    Muito obrigado, Marcelo

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    1. Olá Marcelo,

      De fato muita gente reclama dos câmbios AL4 tiptronic que equipam os carros da Peugeot, Renault e Citroen no Brasil. O problema é que muitos carros com este tipo de câmbio apresentam queda de pressão do óleo após 50 ou 60 mil quilômetros.

      Detectada precocemente, este problema é corrigido com a troca dos reguladores de pressão, serviço que também substitui o fluído. Um reparo que custa cerca de R$ 1.500,00.

      O problema é que muitos proprietários empurram o problema com a barriga e vendem os carros assim, que rodando sem a pressão correta, vão acentuando o desgaste de outras peças. Então, tem muito carro usado com esse tipo de câmbio por aí, como bombas prestes a explodir.

      Para piorar, poucas concessionárias conhecem de fato o problema, pois ele raramente se apresenta em período de garantia e, você deve concordar que os preços de revisão da Peugeot afugentam qualquer carro fora da garantia.

      Concordo com os proprietários de Peugeot que reclamam nos fóruns internet afora: não dá para confiar num câmbio com tantos relatos de defeito antes dos 60 mil quilômetros. Ainda mais com tantos Hondas e Toyotas automáticos passando dos 200 mil quilômetros com seus câmbios funcionando perfeitamente.

      Quanto ao câmbio em si, o fato de ser quatro marchas é bem compensado pelo torque do motor 2.0 em baixa rotação. Os mais exigentes vão perceber um certo "buraco" entre a terceira e a quarta marcha que faz o câmbio ficar indeciso numa subida de serra, por exemplo. O incômodo é resolvido travando a terceira no modo manual.

      Em relação ao uso da gasolina premium no 308 THP, a recomendação do fabricante existe por que o motor só atingirá a potência de 165cv a 6.000 rpm com a gasolina podium. Porém, pode utilizar outras gasolinas, inclusive a comum.

      Haverá apenas a perda de alguns cavalos. Honda Civic Si e VW Golf GTI possuíam a mesma característica anos atrás. Eram anunciados como tendo mais de 190 cv, mas tal potência só era atingida com o uso da gasolina podium, da Petrobras. Porém aceitavam gasolina comum sem problemas, pois a maior peculiaridade da nossa gasolina (adição de 20 a 25% de álcool) também existe na podium.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Bruno, muito obrigado pela rápida resposta.

      Gostaria apenas de pedir sua opinião mais uma vez sobre o motor THP. Alguns sites mencionam o fato da necessidade de uso exclusivo da Podium não por causa de potência, mas sim pelo fato do teor de enxofre da gasolina comum causar danos ao motor devido à injeção direta.
      Você sabe algo a respeito? Abaixo alguns "pedaços de informação" para ilustrar minha dúvida:

      http://www.clubedaautopeca.com/index.php/noticias/correio-mecanico/item/1407-motor-a-gasolina-16l-turbo-com-injecao-direta-e-premiado
      Esta prestigiosa premiação, organizada pela publicação « Engine Technology International », recompensa mais uma vez o motor THP a gasolina de 4 cilindros e 1,6 litro Turbo com Injeção Direta, desenvolvido PSA Peugeot Citroën em cooperação com o Grupo BMW.

      http://www.carrosnaweb.com.br/dicasInjecao.asp - As válvulas de injeção dos sistemas MPFI ou SFI localizam-se nos ramos do coletor de admissão, logo antes dos dutos de admissão do cabeçote. Começam a se popularizar na Europa os sistemas de injeção direta na câmara de combustão (GDI), mas esses motores ainda não podem funcionar no Brasil devido ao elevado teor de enxofre da nossa gasolina, que afeta os injetores.

      Atenciosamente, Marcelo

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    3. Olá Marcelo,

      Não consegui achar, pesquisando na internet, posicionamento da Peugeot sobre o tipo de gasolina a ser utilizado nos motores de injeção direta. No site oficial da fábrica, existe uma explicação genérica sobre os tipos de combustível e não não há nenhuma vedação explícita ao uso da gasolina comum.

      Creio que pode haver sim um problema em usar uma gasolina com alto teor de enxofre.

      Aqui aviso que não sou mecânico nem engenheiro, então a opinião a seguir vais ser na base do "o que eu acho que está acontecendo", ok?

      A injeção direta tem a capacidade de trabalhar com a chamada mistura estratificada, ou seja, injetar quantidades de ar e combustível diferentes em momentos diferentes, com o objetivo de deixar a mistura o mais pobre possível para economizar combustível. O alto teor de enxofre da nossa gasolina confundiria os sensores de detonação, que entenderiam que há "sujeira" na mistura e aumentariam a vazão de combustível "modo limpeza". A injeção afogaria o carro ao ler o enxofre presente na gasolina.

      VW e Audi simplesmente desligaram esse "modo estratificação", deixando a mistura ar combustível homogênea como na injeção multiponto convencional. Creio que a Peugeot, ao tropicalizar os veículos equipados com injeção direta, possa ter feito o mesmo. Se não fez a informação do uso de gasolina específica TEM que constar no manual. Não consegui achar nada a respeito nos canais oficiais da Peugeot.

      Seria interessante se pudéssemos ter acesso a um manual do prorpietário do carro, para ver o que a fábrica fala sobre a gasolina a ser utilizada.

      Abraços,

      Bruno Hoelz.

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    4. Só para termos idéia da ordem de grandeza: o teor máximo de enxofre permitido pela legislação brasileira em nossa gasolina é de 800 PPM (partes por milhão). Na gasolina Podium, a PETROBRAS garante um máximo de 30 PPM...

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  8. OLA
    BRUNO Sucesso ao vc, meus PARABENS pelo blog, faz inveja a muitos editores de revistas do gênero

    Tenho um Cruze 2012 (retirado em agosto) com 24500km , tendo realizado todas as trocas de óleo e revisões , na concessionaria
    CCV em Curitiba-pr que sempre tive um otimo relacionamento e atendimento, so que devido a custo, não vejo mais porque continuar com as trocas de óleo a cada 5000km valor 260.00 que segundo a concessionaria não e de acordo com as condições usadas como esta no manual mas sim de 5000 em 5000km sei que vou perder a GARANTIA não realizando as trocas na concessionaria e não realizando as revisões, mas qual sera o percetual de perca na hora da venda? vou vender o veiculo com 100 000 em 2015 previsão de acordo com outros veículos de uso de trabalho. O que vc com este conhecimento grandioso pode me indicar.

    Lembrando também que já sai da garantia de um ano do veiculo??
    abraços obrigado
    Edson -Curitiba

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    1. Olá Edson, obrigado pelas gentis palavras!

      A troca de óleo (e filtro) preconizada pela fábrica para o Cruze modelo 2012 (segundo o manual do proprietário disponível no site da GM) deve ser efetuada a cada 12 meses ou 10.000km, o que ocorrer primeiro.

      A troca na metade do tempo ou da quilometragem, como sua concessionária está sugerindo, é necessária APENAS quando o veículo é usado de "forma severa".

      Esta "forma severa" segundo a própria GM é: (transcrevi o texto do manual do proprietário)

      Condições de uso severo:
      Consideram-se de uso severo as
      seguintes condições:
      ■ Quando a maioria dos percursos
      exige marcha lenta durante muito
      tempo ou funcionamento contínuo
      com baixa rotação frequente (como
      no "anda e para" do tráfego urbano
      denso).
      ■ Quando a maioria dos percursos
      não passa de 6 km (trajeto curto)
      com o motor pouco aquecido.
      ■ Operação frequente em estradas
      de terra e areia.
      ■ Operação frequente como trailer ou
      puxando reboque.
      ■ Usado como táxi, veículo policial
      ou atividade similar.
      ■ Quando o veículo permanece, com
      frequência, parado por mais de
      dois dias.

      Agora, veja: a concessionária não tem como aferir como você usa seu carro. Assim, a troca de 5.000 em 5.000km não pode ser imposta, mas apenas sugerida.

      Então, está me parecendo que a Concessionária, apesar do bem relacionamento citado por você, está querendo é vender troca de óleo. Não acredito que consigam "retirar" a garantia do seu carro só por não efetuar trocas de óleo na metade do tempo, mas aí dou o conselho que dou a todos: troque você de concessionária, melhor do que se chatear tentando ensiná-los o jeito certo de trabalhar.

      Quanto a uma possível desvalorização do carro por não efetuar revisões na concessionária, penso que ela ocorre mais quando o veículo ainda está em garantia, pois o futuro dono quer poder contar com ela também. para veículos que já saíram da garantia, é até comum que não se façam as revisões em concessionária.

      Não acredito que seu carro desvalorize significativamente por isso, mas é possível que um ou outro potencial comprador prefira um carro com as revisões carimbadas ao invés do seu. Enfim, desvalorizar, não desvaloriza, mas pode dificultar a venda para um ou outro comprador que faça questão disso.

      Espero tê-lo ajudado!

      Um grande abraço e boa sorte,

      Bruno Hoelz

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  9. Boa Tarde Xará , pois também me chamo Bruno parabéns pelo blog um dos mais excelentes sobre carros , manutenção etc que já encontrei na internet pela linguagem simples, agora preciso de sua ajuda, Tenho um Ford focus GLX 1.6 2011/2012 estou prestes a chegar na quarta revisão de 40 mil km , terei de faze-lá pelo tempo no caso da ford que é de 6 em 6 meses ou 10 mil km o que ocorrer primeiro meu carro está com apenas 35 mil km em quase dois anos de uso está revisão segundo a ford está com preço de R$ 1.072,00 reais o que vc me aconselha fazer a revisão para manter a garantia ? ou ir em mecânico de confiança no qual carros de minha família passam ? aguardo sua ajuda....
    Que seu blog continue um sucesso
    Obrigado

    Att
    Bruno

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    1. Olá Bruno, obrigado pelos elogios!

      Aqui em casa também temos um Focus e essa política da Ford de exigir revisões de 6 em 6meses é, na minha opinião, desnecessária.

      Mas, enfim, contrato é contrato...

      No seu caso, com um carro que terá garantia até quase 2015, eu optaria por continuar podendo contar com a garantia. O Focus é um reloginho, mas vai que você precisa da garantia. Eu mesmo já a acionei por duas vezes, por conta de defeito no botão de partida sem chave.

      O valor está de acordo com a política de revisão com preço fixo, cobre apenas o itens obrigatórios e pode ser dividido em 4x sem juros. Se não for assim, procure outra concessionária!

      Espero tê-lo ajudado!

      Forte abraço,

      Bruno Hoelz

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  10. Olá,Bruno.
    Tudo bem?
    Estamos adquirindo um Ford Focus GLX 2.0 2012/2013 com 15.220 km,o carro está semi novo,e já foi feita a primeira revisão na Caoa ,temos que continuar lá ou podemos levar em outra?
    Obs: Parabéns pelo blog....

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    1. Olá Mercyta,

      Parabéns pela compra, é um excelente carro!

      Para manter a garantia você pode levar seu Focus em qualquer concessionária Ford. Não precisa ser onde o carro foi comprado, tampouco onde fez a primeira revisão.

      Atente apenas para a obrigatoriedade da revisão por tempo, que na Ford é de 6 em 6 meses. Ou seja, a próxima revisão será ao 20.000km ou 6 meses depois da última revisão, o que ocorrer primeiro.

      Forte abraço,

      Bruno Hoelz

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  11. Olá Zuleide,

    Veja, o que a Chevrolet exige como condição para manutenção da garantia é a troca de óleo a cada revisão (a cada 10.000km ou um ano, o que ocorrer primeiro).

    Esta informação consta do manual do proprietário, que também funciona como o certificado de garantia do veículo.

    No manual também consta a RECOMENDAÇÃO (e não obrigação) para diminuir os prazos pela metade (e aí sim trocar o óleo a cada 5.000km) caso o uso que você faz do veículo se enquadre no que eles chamam de "uso severo".

    Veja a transcrição do manual do Cruze 2012 sobre uso severo:

    Condições de uso severo:
    Consideram-se de uso severo as
    seguintes condições:
    ■ Quando a maioria dos percursos
    exige marcha lenta durante muito
    tempo ou funcionamento contínuo
    com baixa rotação frequente (como
    no "anda e para" do tráfego urbano
    denso).
    ■ Quando a maioria dos percursos
    não passa de 6 km (trajeto curto)
    com o motor pouco aquecido.
    ■ Operação frequente em estradas
    de terra e areia.
    ■ Operação frequente como trailer ou
    puxando reboque.
    ■ Usado como táxi, veículo policial
    ou atividade similar.
    ■ Quando o veículo permanece, com
    frequência, parado por mais de
    dois dias.

    Se quiser saber mais sobre o assunto veja minha outra postagem:

    http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/10/o-que-e-o-tal-uso-severo-descrito-no.html

    Como a concessionária não tem como saber como você usa o carro, cabe a você solicitar a diminuição do prazo.

    Se a concessionária ameaça com a perda da garantia é blefe. mas o melhor conselho que posso lhe dar é: troque de concessionária! Se esta mente para você sobre prazo de troca de óleo, pode estar mentindo também sobre essas peças "condenadas" a cada troca de óleo.

    Acredite: a culpa não é da GM, mas de empresários e chefes de oficina inescrupulosos querendo vender peças e serviços desnecessários a qualquer custo.

    Trocar de concessionária poderá significar ir do inferno ao céu.

    Boa sorte com seu Cruze!

    Um abraço,

    Bruno Hoelz

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  12. Boa tarde Bruno, tudo bom?

    Juntando-me às várias vozes acima, gostaria de, primeiramente, parabenizá-lo pelo importante e excelente serviço que vc tem prestado a todos nós proprietários e futuros proprietários de veículos.

    A minha questão é a seguinte: tenho um Hyundai I30 e pretendo fazer a revisão de 40.000 km na concessionária, devido à garantia. No site da própria montadora há uma tabela com uma relação das peças a serem trocadas, bem como do seu custo, sem contar a mão-de-obra. Uma vez que é notório que as concessionárias cobram preços superiores aos do mercado sobre as peças a serem substituídas, vc saberia me informar se há a possibilidade de se comprá-las (óleo de motor, anel de vedação, filtros de óleo, ar, A/C e velas de ignição), e levá-las na concessionária, pagando-se somente pela mão de obra?

    Desde já, agradeço pela sua atenção.

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    1. Olá Anônimo, fico contente em saber que estou ajudando!

      Fui lá conferir o site da Hyundai e, de fato, ao contrário de todas as outras marcas que adotaram o preço fixo, a mão de obra dependerá de cada concessionária.

      Como já expliquei lá em cima, existem duas Hyundai no Brasil. A primeira, a Hyundai Caoa Montadora, representa a marca Coreana no Brasil desde 1999 importando seus modelos e fabricando, no Brasil, o Tucson flex. É dela o site que não tem o valor da mão de obra para as revisões do i30.

      A segunda, a Hyundai Motor Brasil é uma filial direta do fabricante Coreano e é quem fabrica o HB20. Para o HB20 existe os valores de mão de obra para as revisões, mas isso não nos ajuda...

      Minha primeira dica é procurar uma concessionária que não seja Caoa. Existem muitas reclamações no pós venda do grupo, além de fama (não sei se justificada ou não) de serviços mais caros.

      Quanto a sua pergunta sobre comprar as peças e aplicá-las na concessionária é até possível sim, porém muito raro. Vi isso acontecer uma única vez e somente com óleo.

      Eu gerenciava uma frota de carros no Rio, com alguns Renalt Megane Grand Tour. O óleo na Renault era tão caro que fiz a proposta ao gerente da concessionária que impôs algumas condições: o óleo deveria não só ter as mesmas especificações, mas ser da marca que a Renault utilizava (Elf, se não me engano) e seria cobrada uma espécie de "taxa de rolha", igual a quando você leva seu próprio vinho a um restaurante.

      No fim das contas ficou mais barato dessa forma.

      Na prática acho pouco provável que alguma concessionária Hyundai tope, portanto consulte antes de comprar as peças.

      Minha dica é: uma boa pesquisa poderá mostrar qual a concessionária tem o valor de mão de obra mais barato e barganhar aí, já que as peças são tabeladas. Nada impede a concessionária de lhe dar um desconto, quando você argumentar que está em dúvida sobre manter ou não a garantia.

      Espero tê-lo ajudado!

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  13. Olá Bruno, parabéns pelo Blog.

    Tenho um Fiat Idea 1.6 com 7.500km ainda na garantia. Pelo manual preciso trocar o óleo e o filtro de óleo mas não consigo fazer apenas esse serviço aqui nas concessionárias fiat do ABC/SP. Todas ficam empurrando outros “serviços” a preços exorbitantes. Na fiat Itavema de Santo André fui informando que a fábrica obriga eles a trocarem também o filtro de combustível e a fazer outros serviços como atualizações, reapertos, etc ao valor de R$350,00. Questionei que o manual recomenda nessa km somente a troca de óleo e ai me disseram que só este serviço eles não fazem. Não sei o que fazer pois o carro está na garantia e não posso trocar em outra oficina mas não quero ficar na mão desses enganadores.

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    Respostas
    1. Olá Cristiano, obrigado!

      Você está considerando troca de óleo aos 7.500km devido ao tempo (o carro completou um ano) ou devido ao uso severo (metade da quilometragem prevista)?

      Se for o primeiro caso, você terá de fazer a revisão, com os itens previstos no manual, para manter a garantia. A Fiat, em seu programa de revisões programadas, sugere o valor fixo de R$ 248,00 para a revisão dos 15.000km ou um ano (e ainda divide em 4x sem juros...)

      Veja em:

      http://www.fiat.com.br/servicos/revisoes-programadas.html

      Se for esse o caso, recomendo que procure alguma concessionária que participe do progra de preços fixos.

      Agora, se for o caso apenas da troca de óleo entre uma revisão ou outra, por conta da sua opção pela troca na metade do tempo deviso ao uso severo, não vejo a dificuldade de trocar apenas óleo e filtro de óleo!

      Aí, a recomendação é a mesma: procure outra concessionária! Não existe isso de "fábrica obrigar". Isso é papo de picareta! Ligue para o atendimento da Fiat e pergunte. Aposto que o papo será outro...

      No meu caso (tomo conta de um Fiat 500, de minha irmã), também entendi que deveria trocar óleo e filtro com 7.500km, por conta de uso severo. A Fiat de Nova Friburgo-RJ até faria, mas ficou tão caro que eu comprei óleo e filtro lá mesmo (originais) e troquei em meu mecânico de confiança.

      7.500km depois, na revisão dos 15.000km, nenhum mecânico percebeu, pois não havia adesivo no parabrisa e o filtro era idêntico... E o carro continua em garantia.

      Não recomendo, pois qualquer problema que houver na troca fora da concessionária você perderia a garantia, mas eu não tenho dúvidas de que farei isso de novo aos 22.500km.

      Veja só: para manter o carro em ordem temos que fugir das concessionárias!

      Um abraço e boa sorte!

      Bruno Hoelz

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  14. Ola Bruno,

    Estou na dúvida entre o novo honda fit e o novo c3, poderia me ajudar a escolher comparando os basicos e os tops de linha?

    Obrigado
    Jeová

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    Respostas
    1. Olá Jeová,

      Peço desculpas pela demora em lhe responder. O Blog esteve parado neste início de ano.

      Porém, para alegria dos meus 17 leitores, estamos de volta!

      Vamos lá: o Honda Fit básico, modelo CX, parte de R$ 49.990,00 (tabela) ou por volta dos R$ 45.000,00 (preço praticado em São Paulo).

      Conta com motor 1.4 de 100/101 cv e traz ar condicionado; direção elétrica; travas, vidros e retrovisores elétricos; air bag duplo;freios ABS e só. Não conta com som, por exemplo.

      PRÓS: robusto e confiável, um excelente carro para quem precisa de espaço e não quer gastar muito com manutenção e seguro, que serão mais baratos do que no Citroen C3.

      CONTRAS: poucos equipamentos, acabamento mais simples e deve mudar de geração ainda este ano, o que ocasiona uma maior desvalorização. Não será um problema se você pretende ficar com o carro mais tempo.

      VERSÃO TOP: A versão EX só é oferecida com o (excelente) câmbio automático de 5 marchas e motor 1.5 de 115/116 cv. Agrega rodas aro 16' (ante as 15' das demais versões); freio a disco nas 4 rodas; ar condicionado digital; som integrado ao painel e uma grade cromada na frente, entre outros itens. Por cerca de R$ 64.000,00 encosta no preço do Civic LXS com câmbio manual e perde custo benefício.

      O Citroen C3, já versão intermediária, modelo Tendance, custa R$ 44.590,00 (tabela) ou por volta dos R$ 43.000,00 (preço praticado em São Paulo).

      Conta com motor 1.5 de 93/93 cv e traz, além dos itens oferecidos no Honda Fit básico, luzes diurnas de led; farol de neblina e som integrado ao painel com comandos de som no volante. Do ponto de vista conteúdo de equipamentos: "mais por menos".

      PRÓS: mais equipado e melhor acabado que o Honda Fit

      CONTRAS: custo de manutenção, espaço interno, menor potência

      VERSÃO TOP: A versãoExclusive só é oferecida com o (também excelente) câmbio automático de 4 marchas, com opção de trocas sequenciais e (a cereja do bolo) motor 1.6 turbo de 120/1122 cv. Agrega rodas aro 16' e ar condicionado digital, entre outros itens. Por cerca de R$ 54.000,00 custa R$ 10.000,00 a menos que o Honda FIt top, anda mais e é mais bem equipado.

      QUAL ESCOLHER?

      A resposta para essa pergunta dependerá muito do tipo de uso que você fará do carro. São propostas bem diferentes.

      O Honda Fit é uma minivan (que se passa por hatch) espaçosa, prática, robusta, confiável e barata de manter, porém cara e um tanto mal equipada. É um pouco menos estável e veloz que o Citroen C3.

      O Citroen C3 é um hatch moderno, ágil, estável e bem equipado. Porém com manutenção cara e difícil (o estoque de peças da Citroen ainda é um problema) e grande desvalorização no mercado de usados.

      Se morássemos em Portugal, por exemplo, eu não teria dúvidas em responder: precisa de espaço? Não? Vá de C3!

      No Brasil, Citroen e Peugeot ainda insistem com políticas de pós venda que desanimam os admiradores das marcas...

      Espero tê-lo ajudado!

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Muito obrigado Bruno

      Bem esclarecedor!

      Estive olhando o Ford focus e gostei muito, seria a melhor opção entre os 3 se tratando de pós venda e o custo de manutenção e seguro?

      Abraço!
      Jeová

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    3. Olá Jeová,

      O Ford Focus é uma excelente compra: Não é tão racional quanto o Honda Fit (seguro e manutenção serão um pouco mais caros), mas tem uma dirigibilidade bem superior ao Fit e ao C3.

      O Focus é, na minha opinião, um dos melhores carros à venda no Brasil hoje.

      Quanto ao pós venda, desvaloriza mais que o Fit e (bem) menos que o C3.

      Abraço,

      Bruno Hoelz

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  15. Caro Bruno Hoelz, boa tarde!

    Primeiramente parabéns pelo excelente blog, publicações e auxílios. Após ler suas postagens, tive a convicção que preciso de orientação para agir.

    Estou transtornado! Tenho um I30 CW 2012, cuja revisão dos 30.000 fiz no último dia 08/04 justamente para poder viajar em tranquilidade com a família no dia 17 (9 dias após a revisão).

    Neste dia 17 na BR 101 altura de Campos sofri um acidente. Estava com minhas duas filhas pequena, esposa e cachorro e o carro abarrotado de malar. Estava em um retão (pista direita) e bruscamente senti o carro puxar para esquerda, tentei ajustar o volante e o carro ficou descontrolado, invadindo a contramão (pista esquerda), passando em velocidade considerável por cima daqueles taxões (olho de gato), neste momento senti um novo impacto e o carro rodopiou voltando para pista da direita e parando no acostamento. Achei que iria capotar, mas graças a deus não aconteceu.

    Quando parei, fiquei mais de 1h30 esperando pelo socorro da autopista fluminense quase em uma curva muito perigosa no KM 92. Um carro da PRF parou e prestou socorro e ao verificar os danos, apuramos que os dois pneus traseiros estavam na lona *(tirei fotos!) e havia amassado as duas rodas direitas, gastado os dois pneus direitos e afetado o pneu traseiro esquerdo.,.. hoje retornei de viagem c criança num taxi onde não coube minha cadela e algumas malas (tivemos que deixar e campos) e o reboque foi direto para Caoa.

    Minha indignação após relatar os fatos é o estado dos pneus completamente desgastados na parte interna (não tinha como eu ver) e a revisão havia sido feita na semana anterior. Os policiais disseram que provavelmente o pneu furou naquelas pontas, o que provocou o acidente.

    O que acha que devo fazer?
    Na revisão isso não deveria ter sido olhado?

    Desde já, agradeço a ajuda.
    Estou revoltado, poderia ter acontecido algo mais sério...

    Abraços,
    Rodrigo






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    1. Olá Rodrigo,

      Puxa, que susto! Fico feliz em saber que estão todos bem.

      Pelo seu relato entendi que os pneus traseiros estavam gastos na parte interna antes do acidente. E que depois do acidente ficaram danificados, além dos pneus do lado direito, as rodas.

      Os carros da Hyundai tem suas revisões programadas de 10.000 em 10.000Km. Imagino que você tenha feito as duas primeiras antes dessa de 30.000Km. Imagino ainda que foi feito rodízio dos pneus em cada revisão.

      Se minhas suposições acima estiverem certas, houve pelo menos 3 chances dos mecânicos perceberem o desgaste excessivo dos pneus, provavelmente causado por algum parâmetro de alinhamento fora das especificações (cambagem ou convergência).

      Pneus são itens de fácil verificação e fazem parte de qualquer conferência durante revisões.

      Pior, na última revisão lhe entregaram o carro com um par de pneus montados no eixo traseiro sem condições de rodagem! De fato pneus "carecas" podem vir a estourar em determinadas condições de pressão e temperatura, mesmo que não se choquem contra obstáculos.

      Se for este o caso, e se você está desconfiado de alguma negligência por parte da concessionária, penso que o melhor a fazer é consultar um advogado especialista na área.

      Um advogado poderá, por exemplo, orientá-lo sobre fazer os reparos fora da rede CAOA, providência que poderia lhe dar explicações sobre as causas da perda de controle de uma maneira, digamos, mais imparcial...

      Espero tê-lo ajudado.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

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  16. OLÁ BRUNO !!! ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM SANTA FE 2010. O CARRO ESTÁ COM 94 MIL KM, COM ESSA KM DEVO ME PREOCUPAR COM A MANUTENÇÃO E PROCURAR OUTRO COM UMA KM MENOR OU DEVO CONFIAR NA BOA QUALIDADE DE UM HYUNDAI?

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    1. Olá Anônimo,

      O ponto chave na compra de qualquer marca ou modelo com essa quilometragem é a manutenção dada pelo antigo proprietário.

      Se toda a manutenção preventiva foi efetuada, nos prazos recomendados pela Hyundai, mesmo que em oficinas particulares, é bom sinal, pois você só precisará "continuar" com as verificações.

      Sem a certeza da manutenção feita, você poderá descobrir mais tarde um defeito de grande monta causado pelo adiamento de uma manutenção qualquer e terá de arcar com um reparo mais caro.

      Particularmente, prefiro um carro com 90.000Km com comprovação da manutenção preventiva efetuada a outro, com 45.000Km, sem a certeza de ter recebido a manutenção adequada.

      De qualquer maneira, não compre sem levar o carro ao seu mecânico de confiança, que poderá avaliar melhor as condições do carro.

      Observe ainda que o Hyundai Santa Fe, como todo carro de baixo volume de venda no Brasil, terá o preço das peças acima da média.

      Espero tê-lo ajudado!

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  17. Comprei um duster usada...hoje fui levar pra revisão de 20 mil km...achei absurdo pagar 591.00 pro que seria feito...peguei o carro e levei em um mecânico da minha confiança passei a lista pra ele do q tinha q ser trocado e ficou 278.00..os mesmos intens da mesma marca....as autorizadas abusam pq infelizmente ficamos com medo de perder uma garantia que muitas vezes não serve pra nada...Rubia

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    1. Olá Rubia,

      De fato o "medo" de perder a garantia cria uma boa reserva de mercado para as autorizadas.

      Sua economia é a mesma que eu observo quando coto algum serviço fora das concessionárias.

      Um conselho: aproveite que você tem um mecânico de confiança e peça para que ele faça, além das trocas de peças preconizadas pelo fabricante, uma verificação em todo o carro. Assim, ao parar o carro para manutenção preventiva, você terá a oportunidade de descobrir as necessidades de manutenções corretivas precocemente, garantindo um carro seguro gastando menos.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  18. Bruno, boa noite!
    Fiz a revisão no meu I30 e fui informado que precisava trocar os amortecedores dianteiros, o valor que me cobraram é absurdo, R$2.500,00, esse valor é o triplo do mesmo produto vendido fora da autorizada. Os amortecedores, pelo fato de não estarem na garantia, podem ser trocados fora da autorizada?!
    Parabéns pelo blog!
    Abraço
    Tiago

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    1. Olá Tiago,

      Nos carros aqui de casa (Honda e Ford) eu troco fora da concessionária sim, peças de suspensão e freios, e nunca tive problemas com a garantia.

      Porém a Hyundai pode, no futuro, negar alguma garantia, mas somente relacionada a peças e sistemas diretamente ligadas ao amortecedor que você trocar.

      Na prática, se você conseguir os amortecedores originais e trocar numa oficina de confiança não deverá ter problemas.

      Se os originais forem caros mesmo fora da concessionária, pesquise o fornecedor dos amortecedores da Hyundai. Muitas vezes a Hyundai homologa uma ou mais marcas de autopeças, sendo que no carro 0Km ela sai com a marca Hyundai e, no mercado de reposição ela sai com a marca homologada.

      Abraços e boa sorte,

      Bruno Hoelz

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    2. Bruno,

      Obrigado pelas informações.
      Vou pesquisar como você falou.
      Obrigado, e novamente parabéns pelo Blog!

      Abraços

      Tiago

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  19. Fala Bruno! Cara legal seu blog, estou comprando um i30, 45 mil km 2011/12 o carro parece estar zero, dei uma volta sozinho nele parece estar tudo ok, o antigo dono fez as revisões para nao perder a garantia, adirei o carro, quase comprei um onix ltz 2013/14 com 12 mil km, mas o i30 deu de 10 a 0 no onix, agora o meu medo é entrar em uma furada, nunca tive carros caros, meu melhor carro foi um corsa maxx, vi uma tabela de preços no site da caoa vou deixar o link aqui, afinal vi muitas pessoas querendo saber preços de revisões... será bem útil, queria sua opnião sobre a compra... é um bom carro? comprei o 2.0 automatico com teto solar, banco de couro, so nao tem sensor de estacionamento, camera de ré e é claro sitema EBD... uma falha, mas me parece um carrão! Obrigado!

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    1. Felipe,

      O i30 é sim um bom carro, superior ao Onix inclusive. Seu nível de equipamentos faz dele um hatch com excelente custo benefício.

      Particularmente não sou muito fã da Hyundai, mas o i30, como carro, é uma boa compra sim. Se ainda não fechou negócio eu consideraria uma Ford Focus.

      Obrigado pelo link. Fique atento, pois os valores ali discriminados se referem apenas às peças e cada concessionária cobrará o que quiser pela mão de obra.

      Para não ter surpresas desagradáveis, você pode passar a fazer as manutenções em seu mecânico de confiança e ter um bom hatch médio sem pagar muito pela manutenção, não o transformando na "furada" que você tem medo...

      Boa sorte com seu novo carro!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  20. Ah, segue o link que falei: http://www.hyundai-motor.com.br/menu-revisao.php

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  21. RETIREI MEU CRUZE BRANCO (CHASSI 214688) DIA 04 DE JANEIRO DE 2014.
    TENHO FEITO TODAS REVISÕES EM AUTORIZADAS.
    ULTIMA REVISÃO NA ITORORÓ NF 417623 DIA 31/07/2014.
    QUANTO FOI TROCADO ATÉ MESMO PASTILHAS DE FREIO, PASSADO 05 DIAS, PERCEBI BARULHO ESTRANHO NO AUTOMÓVEL, LEVANDO O MESMO A ITORORÓ FOI DIAGNOSTICADO QUE O AMORTECEDOR DIANTEIRO DIREITO ESTAVA COM DEFEITO.
    O CARRO ESTA APENAS COM 20.000 KM, ABSURDA NOTICIA, AMORTECEDOR A GM GARANTE SOMENTE 90 DIAS DE GARANTIA, QUANDO O MESMO COMPRADO NA ITORORÓ TEM 02 ANOS DE GARANTIA.
    VERIFICANDO NO MANUAL NA PAGINA 304, DIZ QUE ALGUMAS PEAÇAS PODEM SOFRER DESGASTE NATURAL INCLUSIVE AMORTECEDOR.
    QUANDO EU COMPRO O AUTOMÓVEL QUE ALEGRIA TENHO 03 ANOS DE GARANTIA SÓ QUE O VENDEDOR NA GANANCIA DE GANHAR SUA COMISSÃO JAMAIS PASSA PARA O [editado pelo Reclame Aqui] CLIENTE, QUE ESSA GARANTIA É APENAS PARA ALGUNS COMPONENTES.
    ISSO NÃO É PROPAGANDA ENGANOSA?
    E SE EM UMA VIAGEM COM MINHA FAMÍLIA TODOS MORRESSEM POR UMA MALDITA PEÇA QUE VEIO COM DEFEITO DE FABRICAÇÃO?
    ESSE AUTOMÓVEL O UTILIZO APENAS NA CAPITAL DE SÃO PAULO, PARA ME DESLOCAR PARA O TRABALHO.
    QUERO UMA RESPOSTA CONDIZENTE COM A GRANDE EMPRESA QUE É A CHEVROLET.

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    1. Nivaldo,

      Apesar da GM dizer que existem peças que se desgastam naturalmente e sobre as quais a garantia não vale, como pneus, pastilhas de freio e amortecedores, é certo que o fabricante deverá se responsabilizar nos casos de defeito de fabricação.

      Estranha a postura da GM, pois o correto a fazer seria a concessionária analisar ou enviar a a peça para análise do fabricante, para depois negar (ou não) a garantia.

      Na minha opinião, o melhor seria você procurar outra concessionária e relatar o caso, frisando que sabe que existe desgaste natural, mas que acredita que o amortecedor pode ter algum tipo de defeito de fabricação.

      Boa sorte.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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    2. oi, td bem...tenho uma ecosportfreestyle 2012/2013 com 13.000 km e estou indo para quarta revisão (novembro) e sempre tenho que realizar a troca de óleo e filtro em média com 3.200km...acho desnecessário...pois este item vale para 10.000km ...sou obrigada a fazer essa troca de óleo e filtro sempre!!!! é isso mesmo? se não perco a garantia... pois a mesma é de três anos...e se eu manter a fidelidade na mesma concessionária estendem para 5 anos...e então sigo sempre na mesma...por enquanto!

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    3. Olá Anônima,

      De fato a Ford é bem chata com essas revisões de 6 em 6 meses. No órgão em que eu trabalho, decidimos abrir mão da garantia de uma Ford Ranger justamente por isso.

      Se outros fabricantes conseguem períodos de 10.000Km ou um ano, por que a Ford não pode fazer assim também?

      Já a extensão de garantia, sem custo, só pela "fidelidade" me parece bem interessante. Atente apenas para o custo das reviões nessa concessionária, pois se estiver muito acima da média, pode não valer a pena.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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    4. oi Bruno muuuito obrigada pelo retorno...no site da ford tem todos os valores das revisões preço fixo a quarta é no valor de:ECOSPORT 1.6L FLEX - 4x R$ 250,00 à vista R$ 1000,00 - Óleo 5W30, Fluido de Freio, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível, Filtro de ar, Filtro Pólen, Filtro Separador, velas de ignição e a
      5a. ECOSPORT 1.6L FLEX 4x R$ 140,00 à vista R$ 560,00 - Óleo 5W30, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível e a
      6a.: ECOSPORT 1.6L FLEX 4x R$ 196,00 à vista R$ 784,00 - Óleo 5W30, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível, Filtro Pólen, Filtro Separador, Filtro de Ar. Bom em fim a 4a. que está mais salgada! o que vc achou!!!!?

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    5. Na verdade não achei tão ruim.

      Veja: a concessionária está seguindo a tabela da Ford, como 99% das oficinas. Assim, se quiser manter a garantia o preço da quarta revisão será o mesmo em qualquer concessionária.

      Assim, se ao final do terceiro ano você tiver o bônus de garantia estendida sem custo adicional, sairá "no lucro" em comparação a pagar o mesmo preço em outra concessionária.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  22. Por gentileza - ? Moro no Rio Grande do sul.
    sou proprietario de um ceratto AUT gas 2010/2011 - me aproximo dos 80.000 km - todas as revisões feitas na concessionaria e a garantia dos 5 anos finda em novembro/15.Já tive inumeros embates - alguns quase físicos - com relação à hipocrisia de "gerentes de oficina" que te empurram serviços desnecessarios com preços abusivos.É claro que a garantia é uma forma de "amarrar o cliente" - mas isto é outro assunto!! ah- o mais interessante é saber que se você foi "fiel " à concessionaria , não te pagarão 1 centavo a mais na troca do seu veiculo.ou seja ou vc perde ( se não fizer as revisões) e vc não ganha ( se fizer as revisões) - Interssante , não !!! ..Pretendo trocar de veiculo após o fim da garantia. Terias alguma sugestão de veiculo no atual momento - estilo sedan. Os custos das SUVs no Brasil na faixa dos 100k para motores 1,8 e 2.0 são extorsivos! Qual a sua opinião geral sobre a KIA? ( mesmo sabendo da variação ética-moral entre as concessionarias?).Fiquei surpreso em saber que a Ford exige revisaõ a cada 6 meses - não detinha esta informaçao - e estava de olho no focus Sedan !!De antemão agradeço e a quem mais puder contribuir ......
    ATT
    Adriano

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    1. Olá Adriano,

      É como eu disse em outras respostas. Não existe marca ruim, existe concessionária ruim. O que acontece é que algumas marcas investem mais no pós venda e diminuem (mas não eliminam) o péssimo atendimento que encontramos nas concessionárias.

      A política de avaliação do carro usado na compra de um novo realmente é ofensiva! Será que a sua concessionária não confia na própria oficina que fez toda a manutenção do seu carro para valorizar (um pouquinho) mais seu carro na troca?

      Vamos lá, não sou muito fã da dupla Kia/Hyundai. Seus carros evoluíram bastante nos últimos anos, mas ainda acho que eles estão um degrau abaixo dos japonese, americanos e europeus. Porém, o pior mesmo das marcas Coreanas é o pós venda. Desde a minha primeira postagem, as Coreanas são as que detém o maior número de relatos como o seu.

      Aqui em casa acabamos de comprar um Focus sedan zero quilômetro. Mesmo com a ditadura das revisões a cada 6 meses, achamos bom o seu custo benefício e o mais importante: a concessionária Ford da minha cidade é, digamos, razoável.

      A dupla Civic/Corolla agrada uma grande parcela de consumidores, mas cobra caro por isso (daí nossa preferência pelo Focus). Os três são boas compras na categoria sedans, ficando a sua escolha mais em questões de gosto pessoal e de haver uma boa concessionária em sua cidade.

      Minha dica é: fuja dos sedans pequenos. Melhor comprar um Civic LXS, com um comportamento dinâmico, conforto e segurança superiores do que um City EXL, o topo e linha, por exemplo, que custará praticamente a mesma coisa.

      Se houver mais disponibilidade financeira, gostei muito do nível de equipamentos do Honda Civic EXR já lançado como modelo 2016, que ganhou air bags de cortina e vários outros equipamentos a R$ 88.000,00, mais barato que o Corolla topo de linha.

      Espero tê-lo ajudado.

      Um forte abraço e boa sorte com seu novo carro!

      Bruno Hoelz

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  23. Boa tarde Bruno,
    Gostaria de ter um parecer teu, tenho um I30 2.0 2012 , rodei com ele pouco até agora 2.500 km , a revisão de 3 anos vai me custar R$ 510,00, acho abusivo o valor, qual é tua opinião ?

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    1. Olá amigo anônimo!

      São 2.500 ou 25.000 quilômetros? Se for apenas 2.500 você roda bem pouco, ein?

      Veja, considerando os preços praticados por outras marcas não achei caro não. Lembre-se que existem itens que, independentemente da quilometragem rodada, envelhecem e precisam ser trocados.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  24. Boa tarde Bruno,
    Comprei uma Santa Fé 2008 a menos de dois meses, como é meu primeiro carro automático fui pesquisar sobre a importância da troca do óleo de câmbio, comprei o óleo e o filtro e na minha surpresa o mecânico falou que o filtro fica dentro do câmbio, acabei trocando só o óleo.
    Existe essa necessidade da troca do filtro junto com o óleo deste carro?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      A troca do filtro depende do que está preconizado no manual do proprietário.

      Peço desculpas, mas não consegui achar um manual na internet para verificar essa questão.

      A maioria dos carros troca apenas o óleo, quando se trata de manutenção preventiva. na verdade, este serviço nem troca todo o óleo, pois uma pequena parte não escoa por gravidade.

      Meu conselho é verificar o que o manual fala a respeito e, se o câmbio não apresentar nenhum problema, efetuar a manutenção exatamente como descrita lá.

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  25. Boa tarde Bruno,
    Comprei uma Santa Fé 2008 a menos de dois meses, como é meu primeiro carro automático fui pesquisar sobre a importância da troca do óleo de câmbio, comprei o óleo e o filtro e na minha surpresa o mecânico falou que o filtro fica dentro do câmbio, acabei trocando só o óleo.
    Existe essa necessidade da troca do filtro junto com o óleo deste carro?obrigado.

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    Respostas
    1. Olá amigo!

      A troca do filtro depende do que está preconizado no manual do proprietário.

      Peço desculpas, mas não consegui achar um manual na internet para verificar essa questão.

      A maioria dos carros troca apenas o óleo, quando se trata de manutenção preventiva. na verdade, este serviço nem troca todo o óleo, pois uma pequena parte não escoa por gravidade.

      Meu conselho é verificar o que o manual fala a respeito e, se o câmbio não apresentar nenhum problema, efetuar a manutenção exatamente como descrita lá.

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  26. Olá tenho um pálio e está com 5000 km rodados ai liguei na concessionária para fazer a revisão mas achei muito carro. É recomendando fazer essa primeira revisão so na concessionária Ja que é apenas troca de óleo e tal ou posso ir no meu mecânico de confiança? Grato...

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    Respostas
    1. Olá amigo,

      O único motivo para fazer a revisão na concessionária é manter a garantia do seu Palio. Antes de mais nada, verifique se a garantia ainda é válida.

      Avalie com cuidado se vale a pena economizar e fazer as revisões com seu mecânico de confiança e abrir mão da garantia, que poderia cobrir um eventual conserto caro.

      Eu já abri mão da garantia de um carro da Fiat aqui em casa, mas tive de arcar com um reparo caro, a troca de uma caixa de direção de um Fiat 500.

      Considerando a péssima qualidade das concessionárias Fiat no interior do Estado do Rio de Janeiro, acho que abriria mão de novo...

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  27. Boa noite Bruno, gostaria de ter teu parecer. Tenho um I30 2.0 2011/2012 . Este mês preciso fazer a revisão de 4 anos ou 40.000 mas só rodei 3.500 km e o carro está ok. O custo da revisão será R$ 700,00 estou em dúvida se valerá a pena. A concessionária será Caoa da Consolação. Em 2012 muitas vezes não dava partida, levei à concessionária não acharam nada errado e o problema continuava só que de vez em quando. Resolví trocar a bateria e pedí para retirar rastreador, problema persistiu. Até que meu irmão indicou um eletricista muito experiente e ele percebeu que a luz do porta-malas não apagava quando motor desligado e descarregava a bateria, finalmente pude dormir em paz. Agradeço antecipadamente pela habitual atenção. Meu e-mail é deniconatti@hotmail.com

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    Respostas
    1. Olá Amigo,

      Seu relato demonstra o que penso sobre as Concessionárias de uma maneira geral: são meros "trocadores de peça", sem nenhum interesse em fazer bons diagnósticos.

      Quanto a revisão, seu carro tem 5 anos de garantia, certo? assim, fazendo a revisão, você garantiria mais um ano.

      Eu, particularmente, prefiro manter a garantia. Penso que é mais seguro e pode evitar um gasto alto no caso de uma quebra de peça cara. Porém é uma decisão muito pessoal. Se optar por manter a garantia, negocie com a concessionária a possibilidade de deixar de fazer algum serviço cuja execução seja exclusivamente por quilometragem, e não por tempo, para tentar diminuir o orçamento.

      Boa sorte!

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  28. Bom dia Bruno!
    Tenho um fox 1.o Flex completo 2014, e ando bem, já estou indo para 4ª revisão, e peguei o carro em novembro 2014. O caro é bom, porém acho suas revisões um pouco altas, o que me faz pensar se vale a pena pagar tanto em três anos de garantia. Ficamos refém das concessionárias, e na minha cidade só tem uma, o que não me dá opção de escolha. Depois, de ser lesada varias vzs pagando além do recomendado no valor entre 750,00 a 890,00, estou indo ao site da Volkswagen e imprimindo a tabela de revisão, o que ja esta bem salgadinho 539,07...Gostaria de sua opinião e orientação. Pois, estou pensando em trocà-lo, mas, não sei por qual modelo...digo, referente a qualidade e revisões (manutenção). Obrigado!

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    Respostas
    1. De fato manter ou não a garantia é uma dúvida cruel.

      Sempre digo que não existe marca de carro ruim, existe concessionária ruim!

      Aqui em casa já tivemos vários Ford e já fomos do céu ao inferno em relação aos serviços de concessionárias.

      Exigir a revisão tabelada é uma boa ferramenta para se organizar e saber o quanto vai custar o carro a longo prazo, tanto para o seu atual Fox quanto para seu próximo carro.

      É difícil tentar ajudá-la em relação ao seu próximo carro, pois precisaria de mais algumas informações, sendo a principal delas quanto você pretende gastar.

      Hoje, no Brasil, não existe carro ruim à venda, com exceção, talvez, de alguns chineses, mas com certeza você pode comprar um carro melhor ou pior com o mesmo valor.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  29. Bom dia Bruno,
    Levei meu Hyundai I30 2.0 2011/12 gasolina , comprado em março de 2012, para troca de óleo e filtro, rodei muito pouco, 3.500 km. Na última revisão, na autorizada consta na fatura 4 litros óleo Shell Helix 5w30. Desta vez, no posto de troca o funcionário disse que seriam necessários somente 3 litros e 1/2, estranhei. Você poderia me confirmar a quantia exata necessária ? Paguei pelos 3 litros e 1/2
    R$ 155,75 e pelo filtro Fran 27,00. Muito grata pela resposta. Tenha um bom dia.

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    Respostas
    1. Olá,

      A especificação do cárter + filtro de óleo cheio do I30 2.0 é, de fato, 4 litros.

      Na troca nunca entram os 4 litros, pois ficam sempre alguns mililitros que não conseguimos escoar por gravidade, nas várias reentrâncias do motor.

      Um filtro de óleo "guarda" cerca de 300 ou 400 mililitros, por isso é tão importante trocar o filtro junto, pois se não ele contamina o óleo novo com quase meio litro de óleo usado.

      O que pode ter acontecido é que o mecânico não esperou o filtro novo carregar (encher), o que demora alguns segundos com o motor em funcionamento e mediu o nível da vareta.

      Confira sempre o nível a cada abastecimento, preferencialmente com o carro frio ou desligado a pelo menos uns 5 ou 6 minutos. Se o nível estiver entre as marcas min e max, não há problemas. Para você ter uma idéia da variação, na maioria dos carros a diferença entre as marcas min e max representa 1 litro de óleo.

      Quanto ao preço, não consigo lhe dizer se foi ou não vantajoso, uma vez que os valores variam muito em cada região do Brasil.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Mais uma vez agradeço pela habitual atenção.

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  30. Como saber se o antigo proprietario do Santa Fé trocou a correia dentada na data prevista pelo fabricante

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    1. Olá Leroy,

      Se o antigo proprietário não deixou um histórico de manutenções, você poderá tentar as seguintes opções:

      Se a revisão que preconiza a troca da correia estiver carimbada no manual, é provável que a substituição tenha sido efetuada. Para ter certeza, você pode procurar a Concessionária e solicitar a confirmação do serviço.

      Se a revisão não estiver carimbada no manual, o antigo proprietário pode ter feito a substituição numa oficina fora da rede autorizada. neste caso, peça para o seu mecânico dar uma olhada, pois uma correia de marca não original poderá indicar a troca. Porém, neste caso, você não terá a certeza da quilometragem.

      Por fim, se for impossível determinar se foi ou não trocada a correia, recomendo sua substituição, para que voc~e tenha certeza que o carro está com a manutenção em dia.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  31. Como saber se o antigo proprietario do Santa Fé trocou a correia dentada na data prevista pelo fabricante

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    1. Olá Leroy,

      Se o antigo proprietário não deixou um histórico de manutenções, você poderá tentar as seguintes opções:

      Se a revisão que preconiza a troca da correia estiver carimbada no manual, é provável que a substituição tenha sido efetuada. Para ter certeza, você pode procurar a Concessionária e solicitar a confirmação do serviço.

      Se a revisão não estiver carimbada no manual, o antigo proprietário pode ter feito a substituição numa oficina fora da rede autorizada. neste caso, peça para o seu mecânico dar uma olhada, pois uma correia de marca não original poderá indicar a troca. Porém, neste caso, você não terá a certeza da quilometragem.

      Por fim, se for impossível determinar se foi ou não trocada a correia, recomendo sua substituição, para que você tenha certeza que o carro está com a manutenção em dia.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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