domingo, 14 de abril de 2013

Cuidado com os programas automotivos de TV dominicais! POSTAGEM EXTRA

Amigos,

Hoje pela manhã resolvi assistir a um certo programa automotivo na TV aberta. Nele, o repórter responde a dúvida de uma mulher que pergunta:

"Meu carro está há 15.000km sem trocar o óleo, meu motor pode quebrar?"

Resposta do repórter:

"Pode sim, Fulana. O óleo deve ser trocado a cada 10.000km ou um ano!"

Como assim? Será que ele sabe de cor os períodos de troca de todos os modelos e deu a resposta exata sobre o carro da entrevistada?

Amigos, cada carro, cada motor, tem seu intervalo de troca de óleo específico e a informação consta de seu manual do proprietário. Dizer que tem que trocar a cada 10.000km, de maneira genérica, é, no mínimo, irresponsável.

Minha irmã, por exemplo, possui um Fiat e o intervalo de trova que consta no manual é o de 15.000km ou um ano. O manual ainda preconiza a troca a 7.500km caso o carro enfrente algumas situações específicas. A maioria dos Ford atuais tem seu intervalo de troca por tempo especificado para 6 meses.

Motores VW Boxer refrigerados a ar, mais antigos, tem a troca preconizada a cada 2.500km podendo ser abreviada para 1.250km! Percebem a confusão?

E fiquem atentos para recomendações do tipo: "use um óleo mais fino" ou "use um óleo mais grosso que é melhor". O óleo que você deve utilizar é o óleo especificado no manual.

Vejam: uma das variáveis de projeto de um motor é a folga entre as peças móveis e é por essas folgas que o óleo flui. Motores com folgas maiores usam óleo de maior viscosidade. Motores com folgas menores usam óleos menos viscosos. Mudar a especificação de viscosidade do óleo na hora da sua troca pode causar sérios problemas de lubrificação.

E, por último, motor foi feito para receber óleo, não aditivos. O que garante longa vida ao seu motor é o óleo certo na hora certa e não aditivos para limpar ou conservar o motor. Usar aditivos não é só jogar dinheiro fora, mas também pode ser prejudicial ao motor, uma vez que podem alterar as características químicas do lubrificante.

Ainda tem dúvidas sobre aditivos? Pergunte a um taxista. Veja se eles utilizam. Seus carros geralmente rodam 300, até 400.000km sem retífica. O segredo? A simples e correta troca de óleo.

Abraços e até a próxima!

Bruno Hoelz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo!