domingo, 27 de outubro de 2013

Tipos de óleo: o lubrificante correto para o seu carro

Amigos,

A escolha do óleo lubrificante para o motor do seu carro é um dos assuntos automotivos mais carregado de mitos. Quando chega o momento da troca, tem sempre um frentista, um mecânico ou mesmo um amigo com dicas do tipo: "use óleo sintético que roda 15.000 quilômetros" ou "use óleo mais fino que lubrifica melhor com o motor frio".

Troca de óleo - Foto: google imagens
Você não escolhe o óleo do seu carro. Bem, pode escolher a marca, mas nunca a especificação! A escolha do tipo de óleo já foi feita lá atrás, durante o projeto do motor. Assim, por que você usaria algo diferente do que os engenheiros testaram exaustivamente para o motor do seu carro?

Pois muita gente usa. Já ouvi o vendedor de uma grande rede de serviços oferecer óleos diferentes para rodar mais ou menos quilômetros. Isso para o mesmo carro! Talvez inspirado naquele programa automotivo dominical da TV aberta...

Quando um motor é criado, um dos parâmetros de projeto é a folga entre as peças móveis, que deverá ser preenchida pelo óleo lubrificante. Motores com folgas menores exigem óleos menos viscosos (mais "finos") para preencher esses espaços, motores projetados com folgas maiores exigem um óleo mais viscoso (mais "grosso"), pois um óleo mais fino escorreria sem lubrificar adequadamente o espaço entre as peças.

A classificação do óleo se dá por uma série de letras e números. O manual do proprietário da Fiat Strada Fire, modelo 2012, por exemplo, preconiza o óleo SAE 5W30 API SL, de base sintética.

O que isso significa?

A classificação "SAE" (sigla em inglês de Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos) indica a viscosidade do óleo. O primeiro número indica o grau de viscosidade do óleo em temperatura ambiente e o segundo número indica a viscosidade do óleo em temperatura de serviço do motor. Quanto maior o número, mais viscoso ("grosso") é o lubrificante.

A classificação "API" (sigla em inglês de Instituto Americano do Petróleo) indica a qualidade e o nível desenvolvimento do lubrificante. A letra "S" indica óleos para motores quatro tempos, álcool, gasolina ou ambos. A letra "L" indica a fase de desenvolvimento. Quanto mais para o final do alfabeto, mais moderno é o lubrificante.

Qual óleo lubrificante o proprietário da Fiat Strada deverá utilizar então?

O lubrificante a ser utilizado na picapinha deverá ser, obrigatoriamente sintético, obrigatoriamente um 5W30 e, no mínimo, um SL. No caso da classificação API, poderá ser utilizado um óleo superior, como um SM, SN ou SO. Porém, a classificação mínima atenderá perfeitamente as necessidades de lubrificação do motor.

Não importa a marca, importa a especificação - Foto: google imagens
E o prazo para troca? O mesmo manual do proprietário da Fiat Strada preconiza a troca a cada 15.000 quilômetros ou um ano, o que ocorrer primeiro, já que o óleo perde suas características também por envelhecimento. Também faz uma ressalva ao uso severo, indicando a troca na metade da quilometragem ou do tempo, o que ocorrer primeiro, neste caso.

Assim, não é o tipo de óleo, seja  sintético ou mineral, 5W30 ou 20W40, que ditará o momento da troca, mas sim o projeto do motor, com seu intervalo de troca indicado no manual do proprietário.

E quanto ao tal uso severo? Bem, a pior situação que o motor do seu carro pode enfrentar é não atingir a chamada temperatura de serviço. Veículos que rodam poucos quilômetros por dia nunca atingem a temperatura de serviço e tem a lubrificação comprometida, exigindo mais do óleo, que deverá ser substituído num intervalo menor. Alguns Engenheiros, numa analogia machista, chamam este uso de "ciclo de dona de casa", que será nosso assunto da postagem da próxima quarta-feira.

Um forte abraço e a té a próxima!

Bruno Hoelz

82 comentários:

  1. Outro mito que sempre existe é o de usar óleo mais "grosso" para reduzir o consumo de óleo entre as mudanças. Outro atentado a vida util do motor.

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    1. É verdade! Ouve-se de tudo um pouco sobre lubrificação e manutenção de motores...

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  2. Bruno,

    Entre os fabricantes de 5w40, quais oferecem os melhores óleos? O VW Fox utiliza o Castrol Magnetic. Não gostaria de ficar restrito a apenas um fabricante.

    Abraço!!

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    1. Bogado,

      Pode escolher qualquer grande fabricante de óleo que você estará bem servido: Mobil, Shell ou Petrobras são ótimas escolhas.

      O Castrol é apenas a marca homologada pela VW, mas nenhuma das grandes marcas deverá nada em qualidade.

      Fique atento apenas a classificação API que deverá ser igual ou superior ao recomendado no manual. Se o manual recomendar um SL, você poderá utilizar um 5W40 SL, SM, SN e assim por diante.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  3. Bruno,

    Segundo informações do site da VW seria isso aqui:

    Castrol SLX Professional (SAE 5 W 40) - Volkswagen G 052 167 A4 - Óleo para Motores à Gasolina/Totalflex; Veículos produzidos a partir de 12/2002 (especificação VW 502 00) - Óleo para Motores Diesel
    (especificação VW 505 00)

    O API a que você se refere é o SLX?

    Abraço!!

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    1. Bogado,

      SLX é marca (nome fantasia da Castrol), sua classificação API é a SL. Assim, você pode colocar qualquer 5W40 SL.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  4. Bruno, comprei semana passada um Corsa Sedan 2005 com motor VHC flexpower pretendo trocar o oleo ele está com 64000km qual oleo devo utilizar no manual diz q pode ser API-SJ 5W30 15W40 20W40 ou 20W50 estou com duvida, pode me auxiliar? Obrigado.

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    1. Joni Compras,

      Os motores VHC 1.0 saem de fábrica com o 5W30 SL.

      Mesmo que o manual recomende outras classificações, o ideal é manter o tipo de óleo que já está no carro. Procure pela etiqueta no para brisa e use o óleo da última troca, desde que ele conste da lista dos óleos especificados no manual do proprietário.

      Se não houver etiqueta ou se o óleo utilizado for de especificação não recomendada, utilize o 5W30.

      Boa sorte com seu novo carro!

      Bruno Hoelz

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  5. Olá Bruno, comprei um Fiat uno ano 2002 modelo 2003 motor fire 1.0, e já está com 134.000km´s e não sei qual o tipo de óleo usado no mesmo, e estou querendo fazer a troca, qual devo usar?e também tenho duvidas de com quantos km aproximadamente eu faço esta troca. (detalhe, não possuo o manual do mesmo)

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    1. Olá Paulo,

      Os motores fire 1.0 8 válvulas até o ano modelo 2009 utilizam óleo 15w40 com classificação API SL ou superior (SM, SN, etc.)

      A Fiat preconizava a troca a cada 15 mil quilômetros. Como seu carro já tem 134 mil quilômetros, recomendo que você diminua esse intervalo pela metade, trocando o óleo a cada 7.500 quilômetros.

      Recomendo ainda que você sempre troque o filtro a cada troca de óleo. É um investimento barato que vao garantir a saúde de seu motor.

      Parabéns pelo novo carro!

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  6. Bruno boa tarde, tenho um Civic 2014 óleo recomendado 0w20 honda. Posso trocar por um 5w30?

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    1. Olá Edmilson,

      Não recomendo essa substituição. Especificação de óleo é algo sagrado na saúde do motor.

      Emergencialmente você pode até utilizar o SAE 5W-30, mas este deverá ser substituído pelo especificado logo que possível.

      Como curiosidade, a Honda passou a especificar o SAE 0W-20 em 2012, com o novo Civic, e extendeu a especificação também aos modelos antigos, que antes utilizavam o SAE 10W-30. Nestes motores, pré 2012, o SAE 10W-30 poderia ser utilizado, sem problemas, já que foram projetados para esta especificação, mas no seu 2014 não é aconselhável.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  7. Bruno boa tarde, tenho um Civic 2014 óleo recomendado 0w20 honda. Posso trocar por um 5w30?

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    1. Olá Edmilson,

      Não recomendo essa substituição. Especificação de óleo é algo sagrado na saúde do motor.

      Emergencialmente você pode até utilizar o SAE 5W-30, mas este deverá ser substituído pelo especificado logo que possível.

      Como curiosidade, a Honda passou a especificar o SAE 0W-20 em 2012, com o novo Civic, e extendeu a especificação também aos modelos antigos, que antes utilizavam o SAE 10W-30. Nestes motores, pré 2012, o SAE 10W-30 poderia ser utilizado, sem problemas, já que foram projetados para esta especificação, mas no seu 2014 não é aconselhável.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  8. Actualmente eu uso oleo 20W50 mas descobri que o recomendado é o 5W30 posso fazer a troca normalmente e usar o recomendado?

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    1. Olá Agostinho,

      Pode fazer a troca para o 5W30 sem problemas, sempre trocando também o filtro, para que não haja mistura do resto que fica no filtro com o óleo novo.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  9. Tenho um Ford Fiesta Street 1.0 200 (Zetec/Rocam), com mais de 100.000 Km rodados. Utilizo óleo15W40 API SN. Posso, na próxima troca, modificar pelo óleo que consta no manual do fabricante - 5W30 ? Ou vai me causar problemas devido a alta quilometragem ? Obrigado

    Irlan

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    1. Prezado Irlan,

      Se o 5W30 é o óleo que consta do manual, esta é, sem dúvida a melhor opção.

      Não acho que 100 mil quilômetros seja quilometragem para se preocupar com utilização de óleo de alta quilometragem, mas tudo vai depender do estado do motor.

      Independente da quilometragem, se o motor estiver com folgas, trocar o óleo 15W40 pelo 5W30 poderá fazer o motor "queimar óleo" e produzir a fumaça característica. Nesta caso, você deverá ficar atento ao nível com maior frequência.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  10. Boa tarde!
    Comprei um siena 2010/2011 recentemente, no manual recomenda utilizar o lubrificante sintético (SAE 5W30) ou a base sintética (15W40) - API SL e FIAT 9.55535.


    No caso devo usar a combinação (SAE 5W30 ou 15W40 - API SL ) + FIAT 9.55535.

    Qual melhor: SAE 5W30 X 15W40 - API SL??

    Existe uma alternativa para o FIAT FIAT 9.55535

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    1. Prezado Jhonn,

      O código Fiat 9.55535 não é um tipo de óleo e sim uma certificação da Fiat, que homologa óleos de determinados fabricantes. Se você verificar o rótulo de um óleo da marca Selenia, por exemplo, vai encontrar a informação: "atende especificação Fiat 9.55535".

      Não é obrigatório utilizar o óleo homologado pela Fiat. Um óleo de um bom fabricante, dentro da especificação do manual, no caso 5W30 ou 15W40, atenderá bem o motor do seu Siena.

      Entre as especificações 5W30 e 15W40 não existe um "melhor". Geralmente se especifica mais de uma viscosidade de óleo em carros que circulam em vários países, com temperaturas médias muito diferentes. O 5W30 seria para utilização em temperaturas médias mais frias, enquanto o 15W40 seria para temperaturas médias mais quentes.

      Aqui no Brasil, pode utilizar qualquer um deles sem problemas, tomando o cuidado de não misturá-los e de usar a especificação API mínima (SL ou superior, como SM, SN, etc.).

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  11. ola eu gostaria de sabe pra quantos km sao os oleo 5w30 5w40 10w40 shell pq meu cliente sempre pergunta eu nao sei responde

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    1. Amigo Anônimo,

      A quilometragem que o óleo vai durar depende do carro, e não da especificação do óleo. Uma mesma especificação pode rodar quilometragens diferentes em carros diferentes.

      Verifique sempre a quilometragem para troca no manual do proprietário do carro.

      Não existe isso de óleo sintético rodar mais que óleo mineral. A quilometragem é a especificada no projeto do carro, assim como o tipo de óleo. Nunca use óleo sintético em motores especificados para óleo mineral e vice versa.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  12. Bruno no manual do meu versa diz pra usar 5w30 ou 15w50 api sl como escolher entre eles? Meu carro esta com 50 mil rodados e moro no interior de sp.

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    1. Willian,

      As marcas que preconizam diferentes viscosidades o fazem para garantir a perfeita lubrificação em condições de extremos de temperatura.

      A Hyundai, por exemplo, faz isso e traz junto do manual uma tabela com faixas de temperatura ambiente para que o proprietário encontre o melhor óleo para sua parte do mundo.

      Não encontrei o manual do Versa online para conferir...

      Penso que a Nissan projetou a utilização do óleo 5w30 para locais mais quentes e 15w50 para regiões mais frias.

      Como o Brasil está mais para o "quente" (imagino que você não enfrente temperaturas abaixo de zero aí no interior de SP), iria de 5w30.

      Saiba que o 15w50 será uma boa opção se ou quando o seu motor estiver bastante rodado, com mais folgas a serem preenchidas pelo óleo de maior viscosidade.

      Na prática, você poderá utilizar um ou outro sem problemas, mas nunca misture os dois tipos.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  13. Bruno no manual do meu versa diz pra usar 5w30 ou 15w50 api sl como escolher entre eles? Meu carro esta com 50 mil rodados e moro no interior de sp.

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    1. Willian,

      As marcas que preconizam diferentes viscosidades o fazem para garantir a perfeita lubrificação em condições de extremos de temperatura.

      A Hyundai, por exemplo, faz isso e traz junto do manual uma tabela com faixas de temperatura ambiente para que o proprietário encontre o melhor óleo para sua parte do mundo.

      Não encontrei o manual do Versa online para conferir...

      Penso que a Nissan projetou a utilização do óleo 5w30 para locais mais quentes e 15w50 para regiões mais frias.

      Como o Brasil está mais para o "quente" (imagino que você não enfrente temperaturas abaixo de zero aí no interior de SP), iria de 5w30.

      Saiba que o 15w50 será uma boa opção se ou quando o seu motor estiver bastante rodado, com mais folgas a serem preenchidas pelo óleo de maior viscosidade.

      Na prática, você poderá utilizar um ou outro sem problemas, mas nunca misture os dois tipos.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  14. Parabéns Bruno!
    Tenho uma Duster 2.0 com 58mil KM originais. Utilizo atualmente o AC/DELCO 5W30 API SN. Só rodo no Etanol e troco o óleo e todos os filtros (AR/COMBUSTÍVEL/ÓLEO) a cada 8mil KM, e o motor na 1ª partida pela manhã acorda sem barulho algum, gira macio como se já estivesse quente!!! Quando a comprei (Sou 2º dono), na primeira partida pela manhã não tinha um barulho do motor tão macio (azeitado) como tem agora após a troca... O manual da Renault é muito tosco, muita informação para nada e pouca informação para tudo!!! Então pergunto, estou utilizando o óleo correto??? Grande abraço e parabéns de novo pelo blog!!!

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    1. Olá Lobo, agradeço o elogio!

      Confira a informação do óleo correto no livreto de "Garantia e Manutenção" e não no manual do proprietário (a Renault é confusa nisso mesmo...)

      Peço para você conferir pois a Renault preconiza para todos os seus motores atuais a classificação API 10w40 e não o 5w30 que você está utilizando.

      Recomendo que você confira o seu manual de manutenção e, caso conste o 10w40, passe a utilizá-lo.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  15. tenho um honda city sport 2014,na troca do oleo de motor dos 20milkm, coloquei o selenia 10w30 sintetico,posso colocar o recomendado pela honda oSAE 0W20 API-SL?,sem causar problemas no motor?.

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    1. Olá Elias,

      Pode sim. Você pode mudar a especificação do óleo pelo atualmente recomendado pela Honda sim.

      Tenha o cuidado de trocar o filtro e deixar escorrer bem o óleo, por gravidade. Não use troca de óleo por sucção. assim, você garante que haverá pouco ou nenhum óleo antigo.

      Aqui em casa temos dois Honda Civic, um 2010 e um 2012 que usavam o 10w30 e passaram a usar 0 0w20.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  16. Tenho um polo 2013, qual o tipo de óleo devo usar

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    1. Prezado Salvador,

      A VW preconiza a especificação SAE 5W40 para seus motores 1.0 e 1.6 desde 2003, recomendando os da marca Castrol, com classificação API SL ou superior.

      Não precisa ficar preso a marca do lubrificante, pois qualquer bom fabricante SAE 5W40, API SL irá atendê-lo.

      Na dúvida, consulte sempre seu manual do proprietário.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  17. Tenho uma EcoSport 2009 com 80mil rodados atualmente uso Castro o 20w50 poderia substituir pelo recomendado que é 5w30?

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    1. Olá Vanderson,

      Você pode e deve sim substituir o óleo que está usando pelo recomendado pelo manual do proprietário do seu Ecosport.

      Lembre-se de deixar escorrer bem o óleo antigo e também de trocar o filtro.

      O óleo que você está usando é mais viscoso. A troca pelo recomendado, menos viscoso, até poderia gerar algum barulho ou fumaça, mas isso em motores muito rodados e mal cuidados, o quenão acredito ser o caso do seu.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

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  18. Tenho uma EcoSport 2009 com 80mil rodados atualmente uso Castro o 20w50 poderia substituir pelo recomendado que é 5w30?

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    1. Olá Vanderson,

      Você pode e deve sim substituir o óleo que está usando pelo recomendado pelo manual do proprietário do seu Ecosport.

      Lembre-se de deixar escorrer bem o óleo antigo e também de trocar o filtro.

      O óleo que você está usando é mais viscoso. A troca pelo recomendado, menos viscoso, até poderia gerar algum barulho ou fumaça, mas isso em motores muito rodados e mal cuidados, o quenão acredito ser o caso do seu.

      Um forte abraço,

      Bruno Hoelz

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  19. Estou com o carro a quase um ano, quando comprei me recomendaram botar o 20w50 ou seja quase um ano usando esse oleo, não sei qual óleo o antigo dono usava. Ao trocar 20w50 por 5w30 seria necessário fazer a limpeza do carter?

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    1. Olá Vanderson,

      Se a condição do motor estiver normal, sem formação de borra, não há necessidade de limpeza.

      O cárter é sua menor preocupação, pois depois de escorrido, parte do óleo antigo fica depositado nas reentrâncias do motor e nos dutos de lubrificação. Porém, não se preocupe, a quantidade é muito pequena para contaminar o óleo novo.

      Sua maior preocupação deve ser trocar o filtro.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  20. Caro Bruno Hoelz, tenho 2 Fiat fiorinos 1.3 ano 2006 e outra 2010 ambas com o motor retificado recentemente,tinha uma sprinter modelo novo 2012 e vendi tenho um balde do óleo dessa sprinter guardado 5 w 30 sintético posso consumir ele nas fiorinos? Conto com sua colaboração obrigado

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    1. Sua Sprinter era movida a diesel, certo?

      Embora os motores "Fire" da Fiat utilizem óleo 5W30 (SAE 5W30 API SL), e o o óleo da sua Sprinter seja um 5W30, é para motores diesel, com uma carga de aditivos diferenciada em relação ao óleos para motores flex.

      Eu não recomendaria sua utilização nos motores de suas Fiorinos.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  21. Obrigado,o que essas cargas de aditivo pode ocasionar no motor? Parabéns pelas explicações acima!

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    1. De nada, foi um prazer!

      Pesquisei um pouco mais a fundo e descobri que algumas empresas usam óleo para motores diesel em motores a gasolina, justamente porque possuem frotas mistas.

      Encontrei pelo menos uma informação confiável, no site da Petrobras, que versa sobre o assunto:

      http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/cartaopetrobras/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83AyM_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w!!/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005000000_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/hot+site/linha+lubrax/apresentacao/mitos+sobre+lubrificacao

      Pelo que entendi, motores que usam classificação API até SL (ou inferior), poderiam utilizar óleos para motores a diesel classificação API CI-4.

      Assim, fico mais a vontade para te dar uma sugestão:

      Se o seu óleo para motores a diesel for classificação API CI-4 (já sabemos que a classificação SAE é 5W30), ele será praticamente idêntico ao óleo da Fiat, então use sem problemas.

      Agora, tem muita empresa usando óleo para motores a diesel em motores a gasolina sem muito critério. Não acho que uma troca de óleo vá causar danos aos seus motores, mas não posso garantir que a lubrificação será correta. mas que tem empresa fazendo, tem...

      Espero ter ajudado!

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    2. Bruno,obrigado pela ajuda! Acho muito legal pessoas que compartilham conhecimentos ajudando ao próximo,parabens

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    3. De nada, gosto do assunto.

      Grande abraço!

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  22. Boa tarde estou com celta2012/2013. O mecanico colocou óleo api sl 5w30 sm da AC delco está correto.

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    1. Olá,

      Sim, está correto. Os motores GM VHC-E 1,0 litro utilizam exatamente o 5W30, classificação SL (ou superior).

      O óleo AC Delco é apenas o fornecedor da GM e um dos bons fabricantes de óleo, você não precisa ficar preso a marca, mas apenas a especificação.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  23. Boa tarde estou com celta2012/2013. O mecanico colocou óleo api sl 5w30 sm da AC delco está correto.

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    1. Olá,

      Sim, está correto. Os motores GM VHC-E 1,0 litro utilizam exatamente o 5W30, classificação SL (ou superior).

      O óleo AC Delco é apenas o fornecedor da GM e um dos bons fabricantes de óleo, você não precisa ficar preso a marca, mas apenas a especificação.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  24. Ola parabéns pelas suas explicações, são perfeitas e me ajudou muito. Agora só pra confirmar, tenho um Novo Voyage 1.6 flex 8V 2013, quero saber qual o óleo perfeito para ele? O 5w30 ou 5w40? Pq cada um fala uma coisa aqui na zona oeste de SP. E qual deles é melhor para mantém o motor mais limpo e que dure por mais tempo com qualidade? Econômica e tenha mais eficiência? Ou é tufo igual?em desempenho e consumo os 2.obs: antigo dono parece que usava o 5w30 e roda liso o motor,mas fabricante diz 5w40 e agora? Quero o motor zerado e totalmente foda. Obrigado

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    1. Olá Mundo das Artes,

      Agradeço o elogio!

      Para atender toda a preocupação com o seu motor em relação a limpeza, durabilidade, economia e eficiência, a dica é uma só: utilize a especificação de óleo que está descrita no manual do proprietário e faça as trocas nos intervalos descritos no manual do proprietário.

      Não tem invenção, não tem aditivo, não tem nada que substitua o óleo que foi especificado pelo engenheiro no momento do projeto do motor.

      Utilizando óleo preconizado e fazendo as trocas nos intervalos corretos, seu motor poderá rodar centenas de milhares de quilômetros com economia e potência.

      Se o manual do seu Voyage diz 5W40, use o 5W40!

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  25. Prezado Bruno,
    Tem gente por aí dizendo que o óleo sintético (no caso, SW-30) pode ser trocado com 1 ano ou 10.000 km, o que chegar primeiro. Outros dizem que simplesmente não existe óleo para ser trocado com 1 ano: todo óleo dura, no máximo, 6 meses (ou 10.000 km). O que a sua experiência tem a dizer sobre isso?

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    Respostas
    1. Prezado Paulo,

      O intervalo da troca é determinado pelo motor, não pelo óleo.

      Qualquer óleo, sintético, semissintético ou mineral, deve ser trocado no prazo recomendado no manual do proprietário.

      Assim, um mesmo óleo poderá ser trocado a cada 6 meses ou 5 mil quilômetros num determinado modelo de carro e a cada 1 ano ou 10 ou 15 mil quilômetros em outro modelo.

      Afirmar que o óleo dura, no máximo, 6 meses, sem estudar o caso concreto é precoce. Veja: todo óleo deteriora com o tempo, mas o tipo de utilização do carro ajuda ou atrapalha. Tanto é que todos os manuais do proprietário recomendam que se diminua os intervalos de troca à metade de acordo com a situação de uso.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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    2. Prezado Bruno, muito grato pelo tempo que tomou para responder a pergunta. Talvez esteja quase solucionando essa dúvida que me persegue. O que me diz de um motor 1.0 RoCam Flex ? É o do Ford Ka 2013, o último modelo antes da reestilização.

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    3. Prezado Paulo,

      Na minha opinião, não há nada que desabone este motor da Ford. Se você gosta do Ka e tem alguma preocupação com o motor, esqueça.

      Se a sua preocupação for em relação a custos de manutenção, faça uma cotação de preços das peças mais trocadas (filtros, vela, correia de acessórios) e compare com os preços de peças para motores que tem fama de manutenção barata (com um VW, por exemplo). Faça o mesmo com os custos de mão de obra.

      Aqui em casa somos fãs da Ford e temos um Focus com motor Duratec que já passou dos 120 mil quilômetros.

      Outro Focus, um Zetec 2.0 também ficou conosco até os 110 mil quilômetros.

      Ambos não deram nenhuma dor de cabeça, somente manutenção preventiva.

      Claro, qualquer motor que não teve manutenção adequada pode dar problemas para o novo dono de um veículo usado...

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  26. Mais uma vez agradeço. Não tenho nenhum problema com relação a esse motor. O que eu realmente quero saber é se o óleo sintético para esse motor (SW 30) pode ser trocado com 1 ano ou se tem de ser mesmo com 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro. Grato antecipadamente. Não incomodarei mais. Tudo de bom!

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    1. Prezado Paulo,

      De modo algum você incomoda! Para mim, conversar sobre carros e motores é um grande prazer.

      O óleo que você está chamando de SW30, na verdade é o 5W30. Como já disse a vários leitores, o intervalo, quem vai determinar, é o manual do seu futuro Ka.

      Veja, se o manual mandar trocar a cada um ano ou 10 mil quilômetros, será o que você deverá fazer. Se o manual mandar diminuir o intervalo a metade se for "uso severo", será o que deverá fazer. O manual, inclusive, explica o que uso severo.

      Se quiser saber mais sobre o uso severo, veja este post:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/10/o-que-e-o-tal-uso-severo-descrito-no.html

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  27. Mais uma vez agradeço. Não tenho nenhum problema com relação a esse motor. O que eu realmente quero saber é se o óleo sintético para esse motor (SW 30) pode ser trocado com 1 ano ou se tem de ser mesmo com 6 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro. Grato antecipadamente. Não incomodarei mais. Tudo de bom!

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    1. Prezado Paulo,

      De modo algum você incomoda! Para mim, conversar sobre carros e motores é um grande prazer.

      O óleo que você está chamando de SW30, na verdade é o 5W30. Como já disse a vários leitores, o intervalo, quem vai determinar, é o manual do seu futuro Ka.

      Veja, se o manual mandar trocar a cada um ano ou 10 mil quilômetros, será o que você deverá fazer. Se o manual mandar diminuir o intervalo a metade se for "uso severo", será o que deverá fazer. O manual, inclusive, explica o que uso severo.

      Se quiser saber mais sobre o uso severo, veja este post:

      http://gostardecarros.blogspot.com.br/2013/10/o-que-e-o-tal-uso-severo-descrito-no.html

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  28. boa noite... tenho um civic 2006 1.7, atualmente uso o 10w30 da honda, ele está com 140 mil km, porem o nivel está baixando consideravelmente, após 4 mil km ,tive que completar com 2 litros de óleo, porém o carro não está fumaceando, e andando muito bem, me informaram para usar o 15w40 para testar, o que faço uso o 10w30 ou o 15w40 ou outro óleo?

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    1. Olá Oto,

      Não recomendo que você use outro óleo que não o recomendado pela Honda. Usar um óleo mais "grosso" para que o motor pare de baixar óleo só vai mascarar o problema e gerar outro, pois a lubrificação será menos eficiente.

      O que você deve fazer é continuar usando o óleo especificado pelo manual do proprietário (e, claro, completar quando necessário) e procurar um mecânico de confiança para investigar as causas do seu motor estar baixando óleo. Pode até ser algo simples, como um vazamento, por exemplo.

      Procure ainda, no manual do proprietário, se há alguma informação sobre o consumo máximo de óleo previsto.

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  29. boa noite... tenho um civic 2006 1.7, atualmente uso o 10w30 da honda, ele está com 140 mil km, porem o nivel está baixando consideravelmente, após 4 mil km ,tive que completar com 2 litros de óleo, porém o carro não está fumaceando, e andando muito bem, me informaram para usar o 15w40 para testar, o que faço uso o 10w30 ou o 15w40 ou outro óleo?

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    1. Olá Oto,

      Não recomendo que você use outro óleo que não o recomendado pela Honda. Usar um óleo mais "grosso" para que o motor pare de baixar óleo só vai mascarar o problema e gerar outro, pois a lubrificação será menos eficiente.

      O que você deve fazer é continuar usando o óleo especificado pelo manual do proprietário (e, claro, completar quando necessário) e procurar um mecânico de confiança para investigar as causas do seu motor estar baixando óleo. Pode até ser algo simples, como um vazamento, por exemplo.

      Procure ainda, no manual do proprietário, se há alguma informação sobre o consumo máximo de óleo previsto.

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  30. Bruno, tenho um Citroen C3 1.4 Flex ano 2012, a recomendação do óleo para meu carro é 15W-50, queria saber se poderia colocar um 10w-40 , pois eu faço o "ciclo da dona de casa" menos de 12 km por dia, então o motor demora para chega em uma alta temperatura. Meu carro atualmente esta com 25 mil km rodados.

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    1. Bruna,

      O fato de você usar o carro no "ciclo dona de casa" não altera a especificação do óleo, mas sim abrevia sua troca.

      A especificação do óleo é sagrada e será sempre a mesma. Minha recomendação para você é que troque o óleo de seu Citroen na metade do tempo ou da quilometragem prevista, o que provavelmente o próprio manual do C3 recomenda em caso de uso severo.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  31. Qual oleo indicado para a Tucson 2013?

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    1. A Hyundai, assim como a Nissan, recomenda mais de uma especificação de óleo, com o objetivo de atender vários mercados com vários tipos de climas.

      O mais adequado para o Brasil, na minha opinião, é o SAE 20W50, API SL ou superior, que é o indicado para climas quentes.

      Um abraço,

      Bruno Hoelz

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  32. olá tenho corsa classic 2003 alcool com 106 km rodado fiz 3 troca de oleo nele 20w50 me recomendaram 15w40l com a mudamça causaria danos no motor sendo q no manual pede-se apisj (sae 15w40,sae15w50,sae20w40,sae20w50)

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    1. Olá,

      Você pode trocar a classificação SAE do óleo na próxima troca sem problemas, desde que troque o filtro também, para que não fique nenhum resíduo do óleo antigo.

      Se o óleo classificação SAE 15W40 consta como recomendado no manual do proprietário, pode efetuar a troca.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  33. Bruno tenho um Civic 2014, na última troca de óleo colocaram o 5W40 e falaram que esse óleo é superior ao 0W20. O manual recomenda o óleo SAE 0W-20 API-SL ou superior. Esse óleo 5W40 é superior que 0W20? Vou ter algum problema?

    Abraços,

    Igor

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    1. Igor,

      Não existe isso de óleo melhor. Cada motor tem sua especificação e pronto.

      O SAE 5W40 é para motores que foram projetados para o SAE 5W40, assim como o SAE 0W20 é para motores que foram projetados para o SAE 0W20.

      Recomendo que você esgote o óleo do seu Civic e coloque o SAE 0W20, trocando também o filtro.

      Ter algum problema de lubrificação é difícil de afirmar, mas com o óleo errado os riscos aumentam.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  34. O oleo ACDelco SAE 5W30 API SM oleo semissintetico para motor pode ser utilizado no GM onix substituindo o ACDelco SAE 5W30 API SNQual a diferenca entre o ACDelco SAE 5W30 API SN e o ACDelco SAE 5W30 API SM ja que ambos sao semissintetico

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    1. Olá,

      A única diferença entre os dois óleos que você citou é a classificação API.

      O "S" sinaliza óleos para motores 4 tempos e as letras "M" e "N" indicam a qualidade e o nível desenvolvimento do lubrificante.

      As letras estão em sequência alfabética, ou seja, o "N" é superior ao "M".

      Óleos de classificação API superiores podem ser usados em motores que pedem classificação inferior, mas nunca o contrário.

      Assim, veja no manual do proprietário do seu Ônix: se ele indicar classificação API "M", pode usar o "M" e o "N". Se ele indicar classificação API "N", você só deverá utilizar o "N", ou mesmo um "O", um "P" e assim por diante.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço,

      Bruno Hoelz

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  35. ola,
    comprei um corsa 03/04 1.8 flexpower, e veio com o oleo trocado a menos de um mes sendo o 5w30.
    no manual as especificações são API-SJ OU SUPERIOR de viscosidade:
    15w40
    15w50
    20w40
    20w50
    posso manter ele com o 5w30 ou devo trocar para um dos especificados no manual.
    qual a sua sugestão? OBRIGADO.

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    1. Minha sugestão é trocar óleo e filtro para uma das especificações contidas no manual assim que puder.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  36. Bruno, possuo um ford ka zetecrocam 1.0 2007 a pouco mais de 2 anos e estou indo para a 3ª troca de óleo. Nas duas primeiras, coloquei o Elaion 5w30 Api SN 100% sintetico. No entanto para tentar diminuir os custos, estou pesquisando para comprar pela internet e tentar pegar mais barato, ou quem sabe até pegar um de melhor qualidade. Sendo assim, gostaria de saber se há alguma marca que você gosta mais, ou que recomenda, independente de valor. Grato.

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    1. Olá Thales,

      Penso que utilizando uma das grandes marcas você estará bem servido:

      Mobil, Elf, Castrol, Lubrax, Petronas, se equivalem em boa qualidade.

      Abraços,

      Bruno Hoelz

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  37. tenho um golf 2002 com 200 mil rodados, estou usando 10/40 mas também vi que a especificação dele atende o 5/40. Posso utilizar o 15/40 ou se utilizar um por causa da alta km qual vc recomenda? Ele não fuma e não baixa óleo e nem água, mas queria trocar pra prolongar a vida do motor.

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    1. M.F.

      Para prolongar a vida útil do seu motor, o melhor é ficar dentro da especificação. Utilizar ou o 5W40 ou o 10W40.

      Como seu motor já está bem rodado, é melhor continuar o 10W40, com maior viscosidade na fase fria, pois com 200 mil quilômetros já devemos observar maiores folgas.

      Para aumentar a vida útil do motor, é melhor trocar o óleo na metade do tempo ou da quilometragem e manter dentro da especificação do que trocar por um óleo mais viscoso, que poderá danificar seu motor a longo prazo.

      Continue a utilizar um 10W40 de uma boa marca e troque o óleo de 5 em 5 mil quilômetros ou 6 meses que seu motor poderá chegar facilmente a mais 100 mil quilômetros.

      Não se esqueça de sempre trocar o filtro também.

      Um grande abraço!

      Bruno Hoelz

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  38. Boas Bruno, eu trouxe um Civic Ex-T 2016 de EUA para Cabo Verde,clima parecido com Brasil e nao tem oleo 0W-20 aqui, preciso trocar urgente (5%) qual sera a minha melhor alternativa? Obrigada

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    Respostas
    1. Olá! Emergencialmente, penso que melhor alternativa seria o 10W30 com a maior classificação API que conseguir. lembre-se de trocar o filtro também. porém, não sei o que pode ocorrer a longo prazo com o motor com um óleo mais viscoso, mesmo em um local com temperaturas mais altas. Todos os Honda atuais usam o 0W20 aqui no Brasil (desde 2016).

      Depois, com calma, veja se é possível comprar o 0W20 no exterior, via internet. Não sei as restrições para importação ou correios para óleo lubrificante no seu país.

      Espero ter ajudado.

      Um grande abraço.

      Bruno Hoelz.

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