domingo, 24 de fevereiro de 2013

O CONSUMIDOR BETA, POSTAGEM Nº 1

Amigos, sejam bem vindos!

Ao folhear minha coleção de revistas sobre carros, encontrei, numa Quatro Rodas de maio de 2010 (veja o acervo digital da revista aqui), reportagem sobre a criação no novo Fiat Uno, do editor Marcelo Moura, na qual a Fiat classifica o consumidor beta como aquele cuja opinião é levada em conta por outros consumidores, uma espécie de formador de opinião do mundo automotivo.

Fiquei imaginando se eu seria um desses betas. Sou um entusiasta do mundo automotivo e acabo sendo consultado, vez ou outra, por um amigo ou parente que deseja trocar de carro ou efetuar alguma manutenção mais complicada. Não que eu seja especialista em algo, mas meus quilômetros percorridos na leitura de tudo o que encontrava pela frente sobre o assunto, mais os erros e acertos na manutenção da "frota familiar" e da "frota do trabalho" me transformaram em opção de consulta para alguns.

Logo descobri que trata-se de grande responsabilidade, já que o mundo automotivo é recheado de mitos, lendas, mentiras que viram verdades, profissionais picaretas, mal informados, enfim, diversos fatores que podem levar um incauto motorista ao engano. Toda consulta que me é feita me obriga a pesquisar mais sobre o assunto. Uma deliciosa "obrigação"...

A idéia do blog veio da sugestão de alguns amigos, com os quais eu desvendava algumas lendas enquanto os ajudava com a manutenção de seus carros. Segundo eles, ao compartilhar as situações vividas na manutenção de diferentes veículos, estaria ajudando outras pessoas com situações semelhantes. E, ao compartilhar as curiosidades que aprendi, estaria divertindo tantos outros. Ainda não sei se atingirei tais objetivos, mas se conseguir transformar o blog num espaço de discussão já será ótimo.

Como em outras áreas, as informações sobre o assunto são fartas, mas mesmo a imprensa especializada tem cometido alguns equívocos. Tenho assistido a preconização de serviços desnecessários e condutas de segurança no trânsito discutíveis em vários veículos de comunicação.

Por sorte, também encontramos jornalistas sérios e comprometidos, O Blog AUTO entusiastas, por exemplo (acesse-o aqui) conta com um time de editores de primeira linha, inclusive o experiente jornalista Bob Sharp que escreveu para vários veículos, sempre comprometido em desmitificar assuntos polêmicos. Lembro-me de uma coluna em especial, publicada na Quatro Rodas de fevereiro de 2004 (veja o acervo digital da revista aqui), na qual ele conta sobre um Fiat Uno Mille, que rodou mais de cento e oitenta mil kilômetros mantendo diversas peças originais, para demonstrar que estava errada a postura de um fabricante à época, de recomendar a troca de alguns componentes baseada na kilometragem percorrida.

Existem outros ótimos exemplos de gente séria falando sobre carros na internet. Entusiastas como eu e você, mas que pelo fato de serem mecânicos ou jornalistas especializados, têm acesso àquele carro dos sonhos ou mesmo àquele motor complicado de mexer. Pretendo ter os seus links ou banners aqui no blog, após solicitar as devidas autorizações.

Espero que todos se divirtam! Estejam à vontade para comentar.

Um forte abraço e até a próxima postagem,

Bruno Hoelz

Um comentário:

  1. Grande Bruno, confio 100% no que você escreve e pode nos colocar aí nessa lista de "amigos e parentes" que sempre te consultam. Sucesso e parabéns!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo!